AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A efígie de Jessé Alves da Silva é um atrativo com potencialidade turística exposta na parte interna do Mercado Público Municipal Jessé Alves da Silva, podendo ser facilmente encontrada no saguão da entrada da Rua José Leal de Oliveira, s/nº, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Uma efígie é uma representação em alto relevo de uma pessoa, se limitando à cabeça, ao pescoço, a uma parte do torso e até mesmo aos ombros, que tem por finalidade recriar o mais fielmente possível a fisionomia do indivíduo, sendo essa peça pertencente ao patrimônio externo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento.
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:
Essa efígie, que é de cimento armando, foi exposta ao público nos últimos meses de 2007, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, sendo uma justa homenagem a um dos principais comerciantes de Boa Viagem no século XX, embora o propósito maior tenha sido manter dentro de sua base de apoio eleitoral grande parte da família do homenageado, que possuía grande influência entre os seus eleitores e tinha como representante o Vereador Jessé Alves da Silva Filho.
Depois dessa escolha, embora ninguém tenha nada contra o homenageado, houve uma pequena contestação por conta daqueles que conhecem a história do referido mercado, local onde o nome do Coronel José Cândido de Carvalho deveria ter sido lembrado, pois o mesmo, quando prefeito, retirou dinheiro do seu próprio bolso para financiar sua construção, o que fundamentava a decisão como uma forma de injustiça.
“Foi um homem empreendedor. Como prefeito construiu o mercado público, um prédio bonito e de linhas modernas para a época, prestando uma excelente contribuição ao comercio local. Até hoje, o prédio mantém a sua forma externa sem reparo ou alteração. O mais importante é que construiu o mercado às sua próprias expensas e só foi indenizado algum tempo depois, em parcelas anuais pagas pelo coletor estadual, Zeca Sampaio, em nome do Governo do Estado.” (CARVALHO FILHO, 2008: p. 84-85)
Ao ser apresentada ao público, muitas pessoas colocaram defeito na obra de arte, onde questionaram o talento do artista alegando que a imagem não reproduzia com fidelidade o rosto do homenageado.
Muitos anos depois, em janeiro de 2023, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, apresentando desgastes por conta da ação do tempo, essa obra de arte recebeu melhorias.
“A Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer iniciou nesta semana mais uma importante ação de manutenção e preservação de nossas estátuas e bustos nas praças públicas de nosso Município. O trabalho realizado pela pasta consiste na recuperação de partes dos bustos do Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, José de Queiroz Sampaio, Vereador José Vieira de Lima e da Lagoa do Cavalo Morto. O secretário, Prof. Eliel Júnior, reforçou sobre a importância e o dever da população em colaborar com a preservação destes equipamentos, que representam a história de nosso povo através de figuras políticas, religiosas e sociais. É recomendado pelo secretário para que bustos e estátuas não sejam tocadas, apenas apreciadas, evitando que sejam utilizadas como assentos, sujas de canetas, objetos pontiagudos e tudo que possa danificar as peças. Ao longo de dois anos da nova gestão a SECULT de Boa Viagem passa por uma verdadeira revolução, pois vem dando atenção especial a praticamente todos os setores de sua responsabilidade no intuito de estimular ao turismo, algo nunca visto.” (FACEBOOK, 2022: Disponível em https://www.facebook.com/prefeituradeboaviagemce. Acesso no dia 15 de janeiro de 2023)
AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
A efígie de Jessé Alves da Silva, que possui uma intencionalidade de enaltecimento de sua memória, apresenta algumas características físicas, sendo as principais delas:
Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo do Município.
Coordenadas: (S) 05°07’34.4” (W) 39°43’48.7”.
Iluminação: Sim.
Responsável: Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer.
Tipo: Público.
Vigilância: Sim.
BIBLIOGRAFIA:
- CARVALHO FILHO, José Cândido. Boa Viagem da Minha Infância. São Paulo: Thesauros/Itiquira, 2008.
- FACEBOOK. SECULT promove revitalização de estátuas e bustos. Disponível em https://www.facebook.com/prefeituradeboaviagemce. Acesso no dia 15 de janeiro de 2023.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Mercado Público Municipal Jessé Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Raimundo Nonato Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem