Efígie de Adília Maria de Lima

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A efígie de Adília Maria de Lima é um atrativo com potencialidade turística exposta na parte externa do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, estando localizada na Rua Alfredo de Sousa Terceiro, próximo ao nº 554, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da efígie de Adília Maria de Lima, em 2023.

Uma efígie é uma representação em alto relevo de uma pessoa, se limitando à cabeça, ao pescoço, a uma parte do torso e até mesmo aos ombros, que tem por finalidade recriar o mais fielmente possível a fisionomia do indivíduo.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Essa efígie, que é de bronze, foi exposta ao público por ocasião da inauguração do referido hospital, fato ocorrido nos primeiros dias de março de 1970, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, sendo a homenageada mãe do referido gestor, que alguns afirmam ter sido parteira.

“O Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima foi construído pelo então Prefeito José Vieira Filho, com recursos próprios deste Município. Os serviços foram empreitados pelo valor de CR$ 120.000 (cento e vinte mil cruzeiros), pagos em doze parcelas de CR$ 10.000 (dez mil cruzeiros). O prazo de sua construção foi de apenas quatro meses. Os trabalhos foram realizados pela construtora ENTERPAL – Engenharia, Terraplanagem e Pavimentação LTDA, tendo como um dos sócios e encarregado responsável o Engenheiro Civil e Coronel do Exército Justino Barros.” (NASCIMENTO, 2002: p. 192)

Ao ser inaugurada essa efígie ficava exposta dentro do hospital, onde passou muitos anos, e nem sempre era apreciada pelos seus frequentadores, tendo sido retirada e colocada em outros locais quando ocorria alguma reforma.

Imagem das placas e da efígie em 2023.

Muitos anos depois, em 2020, ano de eleição municipal, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, sua neta, essa efígie foi retirada e esquecida em uma sala pela empresa contratada para executar mais uma reforma, fato corrigido nos primeiros dias de 2023, já na gestão seguinte, sob o governo do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, que escolheu como local de sua exposição a parte externa da entrada principal da casa de saúde, recebendo as demais placas de bronze que indicam outras reformas e estavam espalhadas pela parte interna do hospital, local onde terá melhor oportunidade de ser apreciada como parte do acervo externo do Museu Municipal Professor Cícero Pinto do Nascimento.
Poucos dias depois da colocação dessas placas, estando em ocaso político e desejando chamar atenção de seus simpatizantes, já visando o pleito de 2024, a ex-prefeita se manifestou em sua rede social no Facebook contando um pouco da história do hospital e do caso das referidas placas tentando criar uma “tempestade em um copo d’água”.
Nessa postagem, que causou estranheza para alguns, até promoveu um de seus desafetos e declarado adversário político histórico, o ex-Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, a quem rotineiramente demonstrava aproximação no intuito de voltar ao comando do Poder Executivo.

Imagem do texto da ex-prefeita.

O curioso em seu texto, pois isso fica subentendido, mas bem claro para que o lê, é que a referida esqueceu que a retirada e o abandono das placas ocorreu dentro do período de seu próprio governo, demostrando ainda a sua insatisfação por não ter o seu nome mencionado na legitima placa de inauguração, pois em sua própria fala admite não ter entregue a obra, colocando-se como vítima e por ironia destilando o mesmo espírito de perseguição que acusou estar sofrendo.
Nesse mesmo texto, onde demonstra forte orgulho parental, não se referiu ao fato do Governo Municipal ter recuperado também o busto de seu avô paterno, o Vereador José Vieira de Lima, que passou anos sendo alvo de vandalismo e nunca foi recuperado, reforçando aos leitores ainda mais o pouco interesse pelo nome de seus ancestrais e sim o desmedido desejo de se manter viva dentro do circuito político local.

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

A efígie de Adília Maria de Lima, que possui uma intencionalidade de enaltecimento de sua memória, apresenta algumas características físicas, sendo as principais delas:

Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo do Município.
Coordenadas: (S) 05°07’34.4” (W) 39°43’48.7”.
Iluminação: Sim.
Responsável: Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer.
Tipo: Público.
Vigilância: Sim.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FACEBOOK. Caros Amigos. Disponível em https://www.facebook.com/alinecvieira. Acesso  em 16 de janeiro de 2023.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

2 pensou em “Efígie de Adília Maria de Lima

  1. Pingback: O TURISMO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem

Deixe um comentário