Sebastiana Fragoso da Silva

Sebastiana Fragoso da Silva nasceu no dia 13 de março de 1927 no Município de Pombal, que está localizado no Sertão paraibano, distante 371 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filha de Daniel Fragoso Vieira e de Francisca Raquel de Freitas.
Os seus avós paternos se chamavam Manoel Maria de Jesus e Antônia Vieira de Freitas, já os maternos eram Lucas Vieira de Freitas e Raquel Vieira de Andrade.
Nasceu com o auxílio de uma parteira em uma propriedade pertencente aos seus avós paternos, que era denominada de Jacu, onde viveu até os primeiros anos de sua adolescência.
Nessa propriedade, juntamente com os seus pais e outros familiares, tiveram a oportunidade de conhecer a mensagem do Evangelho na perspectiva do protestantismo, aderindo a essa confissão religiosa, algo que cultivou até os últimos dias de sua existência.
Nessa época, nos primeiros anos da década de 1930, a casa de seus pais rotineiramente servia como local de encontro das reuniões religiosas, que eram assistidas pelo Rev. Harry George Briault, pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande.
Mais tarde, depois de um pequeno período de namoro, segundo informações existentes no livro B-36, pertencente ao Cartório de Registro Civil de Pombal, tombo nº 1.296, folha 71v, no dia 23 de agosto de 1941, prestes a completar 15 anos de idade, contraiu matrimônio com Eleotério Manoel da Silva, que nasceu no dia 21 de fevereiro de 1921, sendo filho de Manoel Ananias da Silva e de Luíza Maria de Sousa.
Desse matrimônio foram gerados onze filhos, sete homens e quatro mulheres, sendo eles: Almira Fragoso Vieira, Manoel Fragoso da Silva, Daniel Fragoso Neto, Josiel Fragoso da Silva, Altamira Silva de Sousa, Aurinete Fragoso da Silva, Misael Fragoso da Silva, Joel Fragoso Sobrinho, Ismael Fragoso da Silva, Aureni Fragoso da Silva e Israel Fragoso da Silva.
Pouco tempo depois, nos últimos anos da década de 1940, desejando melhoras em suas vidas, os seus familiares resolveram migrar do Sertão paraibano e se estabelecer em uma localidade que é denominada de Cachoeira, localizada na zona rural do Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará, onde continuaram a investir no ramo da agricultura e da pecuária.
Nessa época, já residindo no Município de Boa Viagem, participou com os seus familiares da fundação da Igreja Evangélica Congregacional de Cachoeira, onde o seu pai foi eleito presbítero.
Algum tempo depois, em 1951, sendo a sua família uma das pilastra de sustentação dessa comunidade religiosa, serviu de apoio ao ministério de seu esposo, que inicialmente foi consagrado diácono e algum tempo depois presbítero.

Imagem do Presb. Eleotério Manoel e a sua esposa, Sebastiana Vieira.

Imagem de Sebastiana fragoso ao lado de seu estimado esposo.

Durante muitos anos residiu com a sua família na Rua 21 de Novembro, nº 475, esquina com a Rua José de Queiroz Sampaio, no Bairro José Rosa, na cidade de Boa Viagem.
No dia 8 de março de 2006, juntamente com os seus familiares, depois de 65 anos de convivência conjugal, partilhou a perda de seu estimado esposo, pouco tempo depois, no dia 8 de novembro de 2007, foi a vez de lamentar pela morte de uma de suas filhas, Altamira Silva de Sousa, que travou grande luta contra um câncer.
Enfrentando graves problemas em sua saúde, já tendo sofrido alguns AVC’s, algo que afetou a sua mobilidade, foi internada no Hospital e Maternidade Adília Maria de Lima, vindo a falecer no dia 16 de maio de 2019, aos 92 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Bairro Centro da cidade de Boa Viagem.

Imagem do túmulo de sua família, em 2018.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem, CE: Premius, 2010.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Ezaú Fragoso da Silva. Disponível em http://www.camaraboaviagem.ce.gov.br/vereadores.php?bg=19. Acesso em 8 de março de 2019.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Altamira Silva e Sousa. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/altamira-silva-e-sousa/. Acesso no dia 16 de maio de 2019.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Ismael Fragoso da Silva. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/ismael-fragoso-da-silva/. Acesso no dia 16 de maio de 2019.