Francisca Raquel de Freitas

Francisca Raquel de Freitas nasceu no dia 25 de dezembro de 1904 no Município de Catolé do Rocha, que está localizado no Sertão paraibano, distante 411 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filha de Lucas Vieira de Freitas e de Raquel Vieira de Andrade.
Os seus avós paternos se chamavam Pedro Vieira Carneiro e Maria Floriana de Morais, já os maternos eram Daniel de Andrade Maciel e Maria Pastora de Andrade.
Segundo informações existentes no Cartório de Pombal, 1º Ofício, tombo nº 123, página 60, no dia 24 de dezembro de 1922, contraiu matrimônio com o agropecuarista Daniel Fragoso Vieira, que nasceu no dia 2 de julho de 1902 e era filho de Manoel Maria de Jesus com Antônia Vieira de Freitas.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, duas mulheres e dois homem, sendo eles: Sebastiana Fragoso da Silva, Floripes Fragoso da Silva, Olintho Fragoso de Freitas e Calvino Fragoso Vieira.
No dia  dia 25 de dezembro de 1954, juntamente com a sua família, partilhou a dor da perda de uma de suas filhas, a jovem Floripes Fragoso, que aos 25 anos de idade veio a óbito.
Alguns anos depois, no dia 11 de setembro de 1975, perdeu o seu esposo e, passados alguns anos, em 4 de julho de 1977, o seu filho, prestes a completar 32 anos de idade, Calvino Fragoso Vieira.
Faleceu na cidade Boa Viagem, aos 90 anos de idade, no dia 28 de outubro de 1994.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.