Rufino Gomes da Silva

Rufino Gomes da Silva nasceu no dia 30 de julho de 1891 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Joaquim Gomes da Silva e de Maria Rosário da Conceição.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Gomes da Silva e Ana Francisca da Silva, já os maternos eram José Saraiva da Silva e Maria Conceição da Silva.
Alguns dias depois do seu nascimento, no dia 20 de setembro, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, foi solenemente batizado na Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da vila de Olinda, atual Jacampari, pelo Pe. José Antônio Cavalcante.
Mais tarde, no dia 30 de dezembro de 1916, segundo informações existentes no livro B-01, pertencente ao Cartório do Jacampari, tombo nº 11, página 9, contraiu matrimônio com Maria Ximenes de Magalhães, nascida em 1899, sendo filha de Manoel Higino de Magalhães e de Maria de Jesus Aragão
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, dentre eles destacamos: Maria de Jesus Gomes Magalhães Bié, Joaquim Gomes Magalhães e Manuel Magalhães Gomes.
Algum tempo depois, no dia 17 de outubro de 1929, juntamente com os seus familiares, foi surpreendido pelo inesperado falecimento de sua esposa.
Depois disso, estando viúvo, contraiu um novo relacionamento conjugal, dessa vez com Irene Vieira.
No dia 30 de outubro de 1972, segundo informações existentes no livro C-01, pertencente ao Cartório de Registro Civil Conceição Gomes, tombo nº 132, folha 34v, na vila de Ibuaçu, veio a óbito aos 81 anos de idade depois de sofrer um infarto.
Logo após o seu óbito, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no mausoléu da família existente no Cemitério de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que está localizado na vila de Ibuaçu, no Município de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de batismos. 1885-1891. Livro A-05. Página 186v.
  3. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, por meio da lei nº 585, de 12 de outubro de 1993, a barragem que abastece a vila de Ibuaçu recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “Rufino Gomes da Silva

  1. Pingback: Açude Público Rufino Gomes da Silva | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Manuel Magalhães Gomes | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta