AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Capela de Santa Luzia, em Lembranças, está localizada próximo do trecho carroçável da Rodovia Estadual CE-265, dentro dos limites geográficos do Distrito de Poço da Pedra, ficando a 42 quilômetros distante do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa localidade, que está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costumando celebrar às festividades de sua padroeira, seguindo o calendário litúrgico, no dia 13 de dezembro.
“Santa Lúcia de Siracusa, nascida em 283 e falecida no dia 13 de dezembro de 304, mais conhecida como Santa Luzia, segundo a tradição da Igreja Católica, é venerada como virgem e mártir cristã, que, segundo consta, morreu durante as perseguições do imperador Diocleciano. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado da palavra latina ‘lux’, que quer dizer luz, elemento indissolúvel ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcia_de_Siracusa. Acesso no dia 13 de dezembro de 2023)
O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:
Essa pequena capela possivelmente tenha sido construída no final do século XIX depois da construção do Cemitério das Lembranças, sendo conhecida nos documentos paroquiais como a “Capela do Carneiro”, referência ao nome do Capitão Américo Carneiro da Silva Oliveira.
“Essa pequena necrópole, que é uma das mais antigas existentes no Município de Boa Viagem, foi organizada a mando do Capitão Américo Carneiro da Silva Oliveira nos últimos anos do século XIX, existindo registros paroquiais de sepultamento nesse local já em 1893, quando nesse registro é identificada como “Cemitério da Capela do Carneiro”. (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/cemiterio-das-lembrancas/. Acesso no dia 28 de março de 2021)
Essa capela foi construída nas proximidades do Rio Conceição, também chamado de “Rio dos Cachorros”, tendo entre os seus equipamentos uma casa que durante algum tempos serviu para acomodação de padres visitantes.
“Nos últimos anos da década de 1970, por conta de uma grande enchente colocada pelo Rio Conceição, também chamado de “Rio dos Cachorros”, esse cemitério teve parte de sua estrutura destruída, algo que danificou muitos túmulos. Nesse cemitério existe também a Capela de Santa Luzia, que foi construída em uma data desconhecida, provavelmente pouco tempo depois da edificação do cemitério, sendo o local onde costuma ocorrer os ofícios fúnebres bem como uma casa que servia de rancho para os padres que vinham fazer as celebrações e em nossos dias se encontra em ruinas.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/cemiterio-das-lembrancas/. Acesso no dia 28 de março de 2021)
Por volta de 2006 essa capela recebeu uma reforma patrocinada pelo agropecuarista Pedro Marcolino, que investiu na colocação de seu piso e em grades na muralha do cemitério.
No presente as atividades religiosas dessa capela estão restritas ao Dia de Finados, geralmente no horário da manhã, quando costuma reunir bastante gente e a temperatura está mais amena.
As celebrações costumam ocorrer também a critério das famílias que desejam velar os seus entes queridos em seu interior, quando recebem a visita de um padre para celebrar o ofício fúnebre de costume.
OS DIRIGENTES DA CAPELA:
Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de várias pessoas, sendo elas:
- Eliézio.
A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:
Para executar bem as suas atividades a Capela de Santa Luzia possui a seguinte estrutura:
- Santuário: 1.
A PROGRAMAÇÃO:
As atividades de programação da Capela de Santa Luzia, em Lembranças, são as seguintes:
- MISSAS:
- Dia 2 de Novembro – Dia de Finados, a critério da agenda paroquial.
O CONTATO:
O canal de comunicação com a Capela de Santa Luzia, em Lembranças, é o seguinte:
- Telefone:
- 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Cemitério das Lembranças. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/cemiterio-das-lembrancas/. Acesso no dia 28 de março de 2021.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem: Premius, 2015.
- WIKIPÉDIA. Santa Luzia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcia_de_Siracusa. Acesso no dia 13 de dezembro de 2023.
Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem
Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: Cemitério das Lembranças | História de Boa Viagem
Pingback: Luís Carneiro Garcia | História de Boa Viagem
Pingback: Raimundo Soares Freitas | História de Boa Viagem
Pingback: Lembranças | História de Boa Viagem
Pingback: Santa Terezinha | História de Boa Viagem