Francisco Wilson Machado

Francisco Wilson MachadoFrancisco Wilson Machado nasceu no dia 3 de maio de 1938 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco João Mendes e de Francisca Mendes Cavalcante.
Os seus avós paternos se chamavam Antônio Mendes Machado e Maria Luísa Mendes. já os maternos eram Manoel Mendes Machado e Maria Amélia Mendes.
Nos últimos anos da década de 1950, dentro de suas condições, deu apoio ao projeto político de seu pai, que ingressou na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores de Boa Viagem.

“Na eleição municipal que ocorreu no dia 3 de outubro de 1958, desejando entrar na vida pública por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, militando nos quadros políticos da UDN, a União Democrática Nacional, conseguiu ser eleito ao exercício de um mandato eletivo.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Francisco João Mendes. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/francisco-joao-mendes/. Acesso no dia 3 de maio de 2018)

No dia 11 de maio de 1960, segundo informações existentes no livro B-17, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 3.098, folha 176, contraiu matrimônio com Maria Vieira Machado, que nasceu no dia 22 de setembro de 1943, sendo filha de Francisco Vieira Lima e de Maria Mendes Vieira.
Desse matrimônio foram gerados três filhos, dois homens e uma mulher, sendo eles: José Aroldo Vieira Machado, José Almir Vieira Machado e Francisca Mônica Vieira Machado.
Durante muitos anos residiu com a sua família na Rua José Jôfre da Silva, nº 39, no Bairro Tibiquari.
Alguns tempo depois, por volta de 1968, conseguindo a sua carteira de habilitação, no período de sazonalidade de sua propriedade, ganhava o seu sustento como motorista.
No dia 23 de abril de 2002, aos 63 anos de idade, conforme as informações existentes no livro C-06, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 4.011, página 36v, veio a óbito no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, vítima de um ataque cardíaco.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Tibiquari, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

5 ideias sobre “Francisco Wilson Machado

  1. Pingback: Rua Francisco Wilson Machado | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: MAIO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Francisco João Mendes | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta