Raimundo Pereira Batista

Raimundo Pereira Batista nasceu no dia 7 de fevereiro de 1929 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Pereira Batista e de Hermínia Maria do Espirito Santo Pereira.
Poucos dias depois, em 30 de março, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
Os seus avós paternos se chamavam João Ribeiro Batista e Maria da Glória, já os maternos eram Antônio Balbino de Sousa e Maria do Espírito Santo.
Segundo informações existentes no livro B-15, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, página 146v, tombo nº 2.502, no dia 4 de janeiro de 1936 contraiu matrimônio civil com Alzira de Sousa Batista, nascida no dia 20 de janeiro de 1932, sendo filha de Francisco de Sousa Jales e de Elídia Maria do Espírito Santo.
Era agropecuarista na localidade de Olho d’Água, nas horas vagas se dedicava ao repente, tendo falecido na cidade de Fortaleza, aos 71 anos de idade, no dia 20 de abril de 2001.
Logo após o seu falecimento o seu corpo foi sepultado por seus familiares em um túmulo existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

Imagem de seu túmulo, em 2020.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos batismos. 1927-1929. Livro A-18. Tombo nº 116. Página 123v.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.178, de 23 de setembro de 2013, uma das ruas do Bairro Várzea do Canto, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 pensou em “Raimundo Pereira Batista

  1. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Rua Raimundo Pereira Batista | História de Boa Viagem

  4. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe um comentário