Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana está localizada na Rua Luís Ximenes de Aragão, nº 5, esquina com a Rua Coronel José Cândido de Carvalho, no Bairro Ponte Nova, próximo da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana, em 2010.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana, em 2010.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 888, de 25 de novembro de 2004.
Ela foi credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096390.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

A educação básica em nosso país compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento em que se quer atuar.
Na Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, constituindo-se em um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana foi criado em 2016 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana foi criado em 2016 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • A ponte: Quando esse bairro surgiu, tomou logo para si a principal característica existente em suas cercanias. Essa ponte traz para essa comunidade o sentido do acesso ao conhecimento, ela é o instrumento que ajuda a essa comunidade a superar os desafios.
  • O livro: No centro do escudo, abaixo da ponte, encontra-se um livro, representa a constante atividade docente de seus professores, que tentam dia-a-dia deixar coisas boas na mente de seus alunos.
  • O Sol e as aves: Esse astro simboliza a esperança daqueles que estudam e vivem na expectativa de dias melhores. As aves simbolizam a liberdade ofertada por conta do conhecimento adquirido.
  • Os ramos de oliveira: Na mitologia grega a Oliveira é uma árvore que rende valiosos frutos, que serviam como alimento e remédio. Para os educadores dessa escola os seus alunos são esses frutos, que aos poucos estão contribuindo para melhoria de nossa sociedade.
  • A cor azul: Nesse brasão a cor que prevalece representa o desejo dessa comunidade pela pureza e a cristalinidade das águas do Rio Boa Viagem, local que deveria ser cuidado por todos.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Nos primeiros anos da década de 1990 algumas famílias que residiam nesse bairro andavam preocupadas com a distância que os seus filhos tinham de percorrer para frequentar as escolas existentes no centro da cidade.
Outro fator de grande preocupação dos pais residentes nesse bairro era o fato das crianças necessitarem atravessar a Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020.
Diante disso, representados pelo Sr. Francisco Clóvis Salviano da Silva, uma comissão de moradores foi recebida pelo Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, o Dr. Sérgio, na Prefeitura de Boa Viagem, que prometeu alocar recursos para resolução desse sério problema.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana, em 2004.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana, em 2004.

Pouco tempo depois dessa solicitação, nos últimos meses de 1993, uma pequena unidade de ensino, composta de duas salas de aula, uma secretaria, uma cantina e banheiros foram erguidas, sendo escolhido o nome da senhora Filomena Uchôa Viana como patronesse dessa unidade de ensino, por ter sido uma das primeiras moradoras desse bairro.
Nessa época a escola funcionou com 60 alunos, atendendo especificamente uma clientela formada pela educação infantil até que, em 2004, a escola passou a oferecer também o 5º ano do Ensino Fundamental e pouco tempo depois uma turma do EJA, um projeto de Educação de Jovens e Adultos.
Pouco tempo antes disso, em 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa escola passou por uma ampliação em seu número de salas e atendia aproximadamente uma clientela de 297 alunos, que eram distribuídos nos três turnos.

Imagem interna da escola, em 2002.

Nos últimos meses de 2006, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, essa escola passou por uma nova reforma e ampliação, recebendo também adaptações de acessibilidade. Ainda nesse tempo a escola passou a ofertar o 9º ano do Ensino Fundamental.
Depois de sua construção, essa escola passou a ser utilizada também como local para celebrações religiosas, que eram organizadas pela comunidade e recebiam o apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo interrompidas em sua regularidade depois da construção da Capela de Nossa Senhora de Lourdes.
Nos primeiros meses de 2015, essa escola passou a ser utilizada também aos finais de semana como extensão universitária de alguns institutos de nível superior.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1993 – 1995

Profª. Ivonete Pereira Leonel¹ (Diretora);
Profª. Cecília Sales Facundo (Coordenadora Pedagógica);
Maria Risomar Ferreira (Secretária).

  • 1996 – 1999

Profª. Cecília Sales Facundo  (Diretora);
Profª. Maria Eugênia de Nojosa Freitas (Coordenadora Pedagógica);
Maria Risomar Ferreira (Secretária).

  • 2000 – 2004

Profª. Cecília Sales Facundo (Diretora);
Profª. Maria Eugênia de Nojosa Freitas (Coordenadora Pedagógica);
Maria Risomar Ferreira (Secretária).

  • 2005 – 2008

Profª. Ana Paula Balbino da Silva (Diretora);
Profª. Francisca Rocinauda de Araújo Ramos (Coordenadora Pedagógica);
Ana Célia Cavalcante Dantas (Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Ana Paula Balbino da Silva (Diretora);
Profª. Maria Valderice de Oliveira Batista (Coordenadora Pedagógica);
Ana Célia Cavalcante Dantas (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Ana Paula Balbino da Silva (Diretora);
Profª. Maria Valderice de Oliveira Batista (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Mazda Kelly Pedroza Machado (Coordenadora Pedagógica);
Ana Célia Cavalcante Dantas (Secretária).

  • 2017 – 2020

Prof. Sandoval Vieira Júnior (Diretor);
Prof. Ivan Torres da Fonseca (Coordenador Pedagógico);
Carlos dos Santos Pereira (Secretário).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósitos: 2
  3. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 3
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 1
  5. Sala de atendimento educacional especializado: 1
  6. Sala de leitura: 1
  7. Salas de aula: 5

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1724 (Orelhão).
  • E-mail:
  1. eeffilomenauchoaviana@hotmail.com

4 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana

  1. Pingback: ESCOLAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro Ponte Nova | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Philomena de Assis Uchôa | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Patrícia Facundo Campos | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta