Capela de Nossa Senhora de Lourdes

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes está localizada na Rua Cabo Antônio Lopes de Freitas, nº 219, esquina com a Rua Luís Fernandes Carneiro, no Bairro Ponte Nova, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da capela, em 2017.

Essa capela está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente à Diocese de Quixadá, e os devotos que moram nessa comunidade, seguindo o calendário litúrgico, costumam celebrar às festividades de sua padroeira no dia 11 de fevereiro.

“Nossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernardete Soubirous numa gruta de Lourdes, na França.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

Quando esse bairro passou a ser habitado, no início da década de 1980, os seus moradores perceberam a urgente necessidade de receber melhor assistência religiosa, que nessa época se concentrava quase que exclusivamente no Centro da cidade.
Uma das características desse bairro é que ele é cortado pela Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, e muitos dos moradores do local sentiam medo de deixar os seus filhos seguirem até o Centro da cidade para participar das atividades na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Algum tempo depois, logo após a construção da Escola de Ensino Fundamental Filomena Uchôa Viana, essa unidade de ensino passou a ser frequentemente utilizada pelos moradores como local de encontro para realização dos ofícios religiosos no bairro.
Mais tarde, nos primeiros meses de 2006, no paroquiato do Mons. Luiz Orlando de Lima, os moradores do bairro expressaram o desejo de construir uma capela, conseguindo dentro de pouco tempo a doação de uma propriedade promovida por Francisca Ivani Citó Ramalho.

Imagem da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Ponte Nova, em 2011.

Pouco tempo depois, no dia 23 de julho de 2011, já no período do paroquiato do Pe. José Erineudo Ferreira de Souza, essa capela foi inaugurada com a celebração de uma missa que reuniu um grande número de pessoas, contando com a presença de Dom Ângelo Pignoli, bispo de Quixadá, que presidiu a sua bênção.
Uma curiosa particularidade da construção dessa capela é que ela seguiu alguns detalhes arquitetônicos da Igreja Evangélica Boa-viagense, sendo modificada apenas em seu campanário e na posição de algumas portas.
Depois de sua edificação essa capela ficou com as seguintes dimensões, 10 metros de frente por 15 metros de fundo, tendo a capacidade para comportar 115 pessoas confortavelmente sentadas.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade nunca possuiu condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. Maria Izelda Barbosa.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora de Lourdes possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Ponte Nova, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Ponte Nova, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1597 (Casa Paroquial);
  2. 88.3427-2141 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Bairro Ponte Nova. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/bairro-ponte-nova/. Acesso no dia 7 de março de 2020.