Belém dos Biés

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Belém dos Biés é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 62 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Ibuaçu.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, o nome dessa localidade é a junção de dois termos. O primeiro deles tem a sua origem na palavra hebraica “בית לחם”, que quer dizer “Casa do Pão”, sendo utilizada pelos moradores dessa localidade para identificar a sua fé, pois esse é o nome da cidade da judeia, na Palestina, onde o Cristo nasceu.
Quanto ao segundo termo, “Biés”, é o plural do nome da família que predomina em sua região, possivelmente o nome de uma das nações africanas vendidas para o Brasil na época em que existia à escravidão.
Existem duas localidades com esse mesmo nome no Distrito de Boa Viagem, sendo elas o Belém do Rio Boa Viagem e o Belém do Riacho da Borracha.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

No passado essa localidade, que está ao pé da Serra de Santo Antônio, já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras em terras irrigadas pelo Riacho dos Tanques.
Pelo topônimo dessa localidade supomos que em algum momento os seus moradores foram escravos libertos, o que em nossos dias são chamados de comunidades quilombolas.

“De regra eram usados, para distinguir fisicamente essas nações, topônimos como Angola, Bié, Cabinda, Luanda, Mombaça, Moçambique e Quiçama, dentre outros.” (RIEDEL, 1988: p. 33)

Nessa localidade se destacou o nome de João Alves de Oliveira Guerra, que conseguiu uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores logo que o Município de Boa Viagem  recebeu a sua autonomia política.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Belém dos Biés, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, a CE-266, seguindo depois por uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Belém dos Biés tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Ladeira Vermelha, Lajes dos SousasLagoa dos Filós, Massapê dos Paés, Olho d’Água Grande, Santo Antônio dos Andrés, Sapoti, Tapera e Vertentes.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Belém dos Biés os seus habitantes possuem apenas um equipamento público para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo ele:

  1. A Escola de Ensino Fundamental Francisco Ferreira Bié.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. RIEDEL, Oswaldo de Oliveira. Perspectiva Antropológica do Escravo no Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 1988.

3 ideias sobre “Belém dos Biés

  1. Pingback: Distrito de Ibuaçu | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Belém do Rio Boa Viagem | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta