Ângela Facundo de Melo

Ângela Facundo de Melo nasceu no dia 28 de maio de 1893 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de José Facundo da Costa e de Maria Amélia Carneiro da Costa.
Os seus avôs paternos se chamavam João Facundo da Costa e Francisca Maria de Jesus, já os maternos eram Américo Carneiro da Silva Oliveira e Felizometa da Côrte Celeste de Abreu Lessa.
Na época de seu nascimento, veio ao mundo pelas mãos de uma parteira em uma localidade denominada de Olho d’Água dos Facundos, onde viveu durante muitos anos.
No dia 17 de fevereiro de 1925, segundo informações existentes no livro B-07, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 17, página 25, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contando 32 anos de idade, contraiu matrimônio com Raimundo Ferreira de Melo, nascido no dia 22 de outubro de 1882, sendo filho de João Ferreira de Melo e de Silvana Siebra de Freitas.
Desse matrimônio foram gerados sete filhos, quatro homens e três mulheres, sendo eles: Mauro de Melo Facundo, Marina de Melo Facundo, Osmarina de Melo Facundo, José Benemauro de Melo Facundo, Mário de Melo Facundo, Olgarina de Melo Facundo e Lott de Melo Facundo.
Nos últimos anos na década de 1930, ainda residindo na localidade de Olho d’Água dos Facundos, percebendo o grande número de crianças em idade escolar, passou a lecionar como professora particular até que, nos primeiros meses de 1940, fixou residência com o seu esposo na localidade de Sussuarana.
No dia 11 de junho de 1944, de forma súbita, juntamente com os seus familiares, foi surpreendida pelo falecimento de seus esposo, que veio a óbito aos sessenta e dois anos de idade.
Estando viúva, resolveu regressar para localidade onde nasceu com todos os seus filhos, passando a morar com um deles na cidade de Boa Viagem em 1983.
No dia 7 de dezembro de 1993, depois de completar 100 anos de idade, faleceu na cidade de Boa Viagem ainda cheia de toda lucidez.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, embora ainda sem uma lei que lhe ampare, uma das ruas da vila de Olho d’Água dos Facundos, na zona rural do Município de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “Ângela Facundo de Melo

  1. Pingback: Rua Ângela Facundo de Melo | História de Boa Viagem

  2. Pingback: José Facundo da Costa | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Rua Raimundo Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Raimundo Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta