Marina Ferreira Severo

Marina Ferreira Severo nasceu no dia 18 de janeiro de 1928 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Raimundo Ferreira de Melo e de Ângela Facundo de Melo.
Os seus avós paternos se chamavam João Ferreira de Melo e Silvana Siebra de Freitas, já os maternos eram José Facundo da CostaMaria Amélia Carneiro da Costa.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Olho d’Água dos Facundos, onde passou grande parte de sua infância.

“O Olho d’Água dos Facundos é uma vila existente na zona rural do Município de Boa Viagem, sendo a sede do Distrito de Olho d’Água dos Facundos, distante pouco mais de 28 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa vila está localizada na região oeste do Município de Boa Viagem.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/olho-dagua-dos-facundos/ Acesso em 17 de maio de 2024)

Pouco tempo depois do seu nascimento os seus pais passaram a residir em Sussuarana, uma pequena localidade nas proximidades da Várzea da Tapera e do Boqueirão, e logo depois em Brasileira.
Mais tarde, no dia 11 de junho de 1944, aos 16 anos de idade, juntamente com os seus familiares, foi surpreendida pelo inesperado falecimento de seu pai, que exerceu mandato de vereador na Câmara Municipal de Boa Viagem.

“Nos últimos meses de 1927, desejando entrar na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, foi conduzido à legislatura que teve inicio em 1928 e foi encerrada prematuramente em 1931 por conta da Revolução, momento em que o Poder Legislativo foi dissolvido em todo país.” (SILVA JÚNIOR, 2018: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/raimundo-ferreira-de-melo/. Acesso no dia 17 de maio de 2024)

Depois desse ocorrido a sua mãe decidiu levar a sua família para localidade de Olho d’Água dos Facundos, onde os seus avós maternos possuíam uma propriedade, momento em que foi contratada pelo Governo Municipal na gestão do Prefeito Manoel Araújo Marinho – o Nel Araújo, para servir como professora.

Imagem da Profª Marina ao lado de seus alunos.

Nesse período inicialmente lecionou na residência do Sr. Francisco Teodoro Mota, e em seguida na residência do Sr. Elmiro Ribeiro, em Guia.
No dia 28 de fevereiro de 1951, aos 23 anos de idade, depois de algum tempo de namoro, contraiu matrimônio com Quintino Facundo Severo, sendo filho de Antônio Facundo Carneiro e de Maria Joaquina Severo.
Depois de seu casamento passou a residir na localidade de Santa Terezinha, onde gerou oito filhos, sendo eles: Reginaldo José Facundo Ferreira, Maria Gorett Facundo Ferreira, José Rinaldo Facundo Ferreira, Maria Auxiliadora Facundo Vieira, Maria Gionete Facundo do Nascimento, Maria Uiranete Facundo Soares, Ângela Maria Facundo e José Agnaldo Facundo Ferreira.

Registro do dia de seu casamento.

Em 2011, depois de 60 anos de convivência conjugal, partilhou com os seus filhos e netos do falecimento de seu esposo.
Faleceu aos 96 anos de idade no dia 29 de fevereiro de 2024, sendo sepultado por seus familiares no Cemitério das Lembranças.

5 pensou em “Marina Ferreira Severo

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Adonias Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Raimundo Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

  5. Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário