João Facundo da Costa nasceu no dia 12 de junho de 1840 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Joaquim Alves Barbosa e de Rita Maria da Conceição.
É considerado por muitos como o patriarca da família denominada de “Facundo”, que em nossos dias está espalhada por várias regiões do país, dentre elas pelo Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
A origem desse nome de família possivelmente esteja associada a uma promessa feita a São João Facundo, que tem a sua festa no dia 12 de junho, data de seu nascimento.
“São João de Sahagún ou João de São Facundo, nascido Juan Gonzalez de Castrillo Martinez de Sahagun y Cea, (Vila de San Facundo, actual Sahagún, 1419 — Salamanca, 11 de Junho de 1479) foi um sacerdote, teólogo, prior de um convento da Ordem de Santo Agostinho e santo da Igreja Católica.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Sahag%C3%BAn. Acesso no dia 23 de janeiro de 2021)
No dia 18 de setembro de 1857, aos 17 anos de idade, segundo informações existentes no livro B-05, pertencente à secretaria da Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim, na localidade de Lajes, diante do Pe. José Jacinto Bezerra Borges de Menezes, contraiu matrimônio com Francisca Maria de Jesus, que era nascida em 1837, sendo filha de Ilário Soares Gondinho e de Úrsula das Virgens Cavalcante.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, dentre eles destacamos José Facundo da Costa, Evaristo Facundo da Costa, Antônio Facundo Costa, Joaquim Facundo da Costa, Joana Baptista da Glória, Francisco Facundo da Costa, Inácio Facundo da Costa e João Facundo da Costa Filho.
Pouco tempo depois do seu casamento a vila de Boa Viagem, que também era conhecida pelo topônimo de “Cavalo Morto”, deixou de ser um pequeno povoado existente dentro dos limites geográficos do Município de Quixeramobim, ganhando a sua autonomia administrativa:
“Distrito criado com a denominação de Boa Viagem, ex-povoado de Cavalo Morto, pela lei provincial nº 1.025, de 18 de novembro de 1862. Elevado à categoria de vila com a denominação de Boa Viagem, pela lei provincial nº 1.128, de 21 de novembro de 1864, desmembrado de Quixeramobim.” (IBGE, 2010: Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017)
Em 1904, depois de 47 anos de vida conjugal, foi surpreendido pelo inesperado falecimento de sua esposa e pouquíssimo tempo depois, no dia 26 de setembro de 1905, contraiu matrimônio com Regina Maria Ribeiro, nascida em 1870, com quem possivelmente gerou outros filhos.
No dia 29 de março de 1910, na localidade de Olho d’Água dos Facundos, segundo informações existentes no livro C-01, tombo nº 18, página 68v, pertencente a secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, veio a óbito aos sessenta e seis anos de idade.
Logo após o seu óbito, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- IBGE. Histórico de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE QUIXERAMOBIM. Livro de registro de casamentos. 1844-1859. Livro B-05. Página 367.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de óbitos. 1893-1916. Livro C-01. Tombo nº 18. Página 68v.
- WIKIPÉDIA. João de Sahagún. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Sahag%C3%BAn. Acesso no dia 23 de janeiro de 2021.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, embora não exista lei que ampare, uma das ruas da vila de Olho d’Água dos Facundos, no Município de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: Ângela Facundo de Melo | História de Boa Viagem
Pingback: Pedro Facundo Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: Rua João Facundo da Costa | História de Boa Viagem
Pingback: Marcelo Facundo Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: José Facundo da Costa | História de Boa Viagem
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Amélia Carneiro da Costa | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Idalina da Silva | História de Boa Viagem