José Bezerra do Vale

José Bezerra do Vale nasceu no dia 13 de maio de 1886 no Município Baturité, que está localizado na Região Norte do Estado do Ceará, distante 100 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João Bezerra da Silva e de Rosalina Maria de Jesus.
Segundo informações existentes no livro B-03, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 29, página 86v, no dia 25 de agosto de 1909, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, aos vinte e cinco anos de idade, contraiu matrimônio com Maria José Cavalcante, nascida em 1885, sendo filha de José Bezerra Cavalcante e de Maria Joaquina de Queiroz.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, dentre eles destacamos: José Bezerra do Vale Filho, Geraldo Bezerra do Vale, Antônio Bezerra do Vale e Adelaide Bezerra do Vale.
No dia 5 de dezembro de 1943, juntamente com os seus familiares, prestigiou com grande alegria a ordenação sacerdotal de seu filho, o Pe. José Bezerra do Vale Filho:

“Foi ordenado sacerdote romano no dia 5 de dezembro de 1943 pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa, sendo nomeado poucos dias depois vice-diretor do Colégio Castelo Branco, escola pertencente a Arquidiocese de Fortaleza.” (SILVA JÚNIOR, 2010: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/pe-jose-bezerra-do-vale-filho/. Acesso em 13 de fevereiro de 2016.)

Era agropecuarista e comerciante na cidade de Boa Viagem e na eleição municipal ocorrida no dia 7 de dezembro de 1947, logo após a redemocratização de nosso país, desejando entrar na vida pública por meio de uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, militando nos quadros políticos do PSP – o Partido Social Progressista, conseguiu ser eleito ao receber a confiança de 88 eleitores, assumindo essa função no dia 25 de março de 1948, permanecendo nela até o dia 24 de março de 1951.
Durante muitos anos residiu com a sua família em um casarão existente na Rua Agronomando Rangel, nº 517, no Centro da cidade de Boa Viagem.

banco-do-brasil

Imagem da residência do Vereador José Bezerra do Vale.

Segundo informações existentes no livro C-11, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 5.069, folha 41, faleceu às 17 horas do dia 25 de novembro de 1971, aos 86 anos de idade, na cidade de Boa Viagem, vítima de infecção intestinal, com óbito atestado pelo Dr. Solon Ximenes de Araújo.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Pe. José Bezerra do Vale Filho. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/pe-jose-bezerra-do-vale-filho/. Acesso em 13 de fevereiro de 2016.
  3. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ. Primeiras Eleições e Acervo Documental. Fortaleza: TRE, 2007.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, através da lei nº 459, de 21 de março de 1988, uma das ruas do Bairro Boaviaginha, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.