Balbina Almeida Vieira nasceu no dia 18 de janeiro de 1906 no Município de Catolé do Rocha, que está localizado no Sertão paraibano, distante 411 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filha de Argemiro Alves de Almeida e de Francisca de Oliveira Almeida.
Os seus avós paternos se chamavam Antônio José de Almeida e Balbina Amaral da Soledade, já os maternos eram Francisco Antônio do Nascimento e Cecília Maria de Oliveira.
Segundo informações existentes no Cartório de Catolé do Rocha, tombo nº 176, página 280, no dia 19 de agosto de 1924 contraiu matrimônio com o agropecuarista Joaquim Vieira Lima, que era nascido no dia 24 de janeiro de 1899, sendo filho de Quintiliano Vieira Lima com Felisbela Vieira de Freitas.
De seu casamento foram gerados quatro filhos, três homens e uma mulher, sendo eles: Janival Almeida Vieira, Maria Vieira Sampaio, José Almeida Vieira e Antônio Almeida Vieira.
“Era agropecuarista e possuía muito gado, que estava distribuído em diversas propriedades, entre elas citamos, no Município de Boa Viagem: Varzinha, Curupati, Campina, Santo Antônio, Salgado, Baixa e Engano. No Município de Independência: Mulungu, Pipoca, São Joaquim, Jardim, Vaca Braba, Várzea da Cacimba e no 20.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/joaquim-vieira-lima/. Acesso no dia 18 de janeiro de 2018)
No dia 5 de maio de 1947 o seu esposos foi nomeado interventor do Município de Boa Viagem no lugar do Tenente José Silvino da Silva pelo governador do Estado do Ceará, Dr. Faustino de Albuquerque e Sousa, permanecendo nessa função até o dia 25 de março de 1948, período em que foi a primeira-dama.
Faleceu no Município de Fortaleza, aos 75 anos de idade, no dia 20 de fevereiro de 1981.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado em um mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Joaquim Vieira Lima. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/joaquim-vieira-lima/. Acesso no dia 18 de janeiro de 2018.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, através da lei nº 558, de 22 de maio de 1992, a rua que divide os Bairros Osmar Carneiro e Nossa Srª de Fátima, nome urbano da Rodovia Estadual CE-168, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: Rua Balbina Almeida Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Adauto de Almeida | História de Boa Viagem
Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem
Pingback: FEVEREIRO | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Cristóvam de Queiroz Sampaio | História de Boa Viagem
Pingback: José de Queiroz Sampaio Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Travessa Joaquim Vieira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Primeiras-damas | História de Boa Viagem