Hozano Melo Cavalcante

hozano-melo-cavalcanteHozano Melo Cavalcante nasceu no dia 3 de fevereiro de 1955 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Aristides Alves Cavalcante e de Maria Conceição de Melo Cavalcante.
Os seus avós paternos se chamavam Virgílio Alves da Silva e Francisca Maria Cavalcante, já os maternos eram Manoel Moreira de Melo e Tereza Maria de Melo.
É casado com Rosarinha Marreiro, que é nascida no dia 29 de outubro de 1955.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, sendo eles: Aislan Marreiro de Melo Cavalcante, Hozano Melo Cavalcante Filho.
No dia 27 de setembro de 1988, juntamente com o Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto e outros acionistas, efetivou o projeto de implantação de uma rádio AM na cidade de Boa Viagem, que recebeu o nome de Rádio Liberdade e tinha por objetivo combater o posicionamento ideológico e político da única emissora de rádio da cidade, a Rádio Asa Branca, pertencente ao grupo político de José Vieira Filho.

“Foi fundada pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, tendo outros sócios: Fernando Antônio Vieira Assef, Francisco Gomes Maciel, Hozano Melo Cavalcante, Francisco Valdeni Vieira da Silva, Adelmo Vieira de Freitas, José Mendes Vieira, Manoel Vaz Filho, Francisco Andrade Teófilo Girão, Francisco Valter Silva e Jessé Alves da Silva.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)

Mais tarde, no dia 15 de abril de 1990, inesperadamente, juntamente com os seus familiares, partilhou da perda de seu irmão, Hélio de Melo Cavalcante, que foi brutalmente assassinado em uma incursão policial mal sucedida.
Na eleição municipal que ocorreu no dia 3 de outubro de 1996, desejando entrar na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, estando filiado nos quadros políticos do PFL, o Partido da Frente Liberal, com a legenda nº 25.611 conseguiu receber 667 votos e ficou entre os doze vereadores de maior votação dessa eleição.
Nessa legislatura, fez parte do bloco de vereadores que eram favoráveis ao impeachment do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, assumindo algum tempo depois a pasta da chefia de gabinete na gestão do Prefeito Antônio Argeu Nunes Vieira.

Imagem de seu material de campanha.

Imagem de seu material de campanha.

No pleito eleitoral seguinte, que ocorreu no dia 1º de outubro de 2000, o primeiro a ser completamente informatizado no Município de Boa Viagem, desejando a sua reeleição, dessa vez militando nos quadros políticos do PSD, o Partido Social Democrático, com a legenda nº 41.623, recebeu 697 votos e ficou entre os dez vereadores de maior preferência entre os eleitores.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.