Rádio Liberdade – AM 1310

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O estúdio da Rádio Liberdade Ltda está localizado na sala nº 13, nos fundos do Centro Comercial Deodato José Ramalho, possuindo acesso pela Rua Antônio de Queiroz Marinho, nº 417, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do atual endereço da Rádio Liberdade, em 2018.

Uma emissora de rádio é um meio de comunicação que tem importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence.

LOGOMARCA UTILIZADA POR ESSA EMISSORA:

Essa emissora de rádio já possuiu outras logomarcas, sendo que a última delas é a que segue logo abaixo:

Imagem da logomarca utilizada pela emissora.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

No início da década de 1980 a cidade de Boa Viagem recebeu a sua primeira concessão de rádio, que era ligada ao grupo político comandado pelo Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, recebendo o nome de fantasia de Radiodifusora Asa Branca Ltda.
Nessa época, esse grupo politico reinava soberano na região e quem não votasse nele não tinha sequer como mandar um recado para os seus familiares no interior, sendo inclusive o grande diferencial pela manutenção do poder ideológico da “Oligarquia dos Paraibanos” no pleito ocorrido em 1982.
Diante desse fato, necessitando de um porta-voz aos insatisfeitos com o Governo Municipal, o grupo político comandado pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto conseguiu com muito esforço estruturar uma emissora de rádio, que recebeu o nome de Liberdade.

“Foi fundada pelo Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, tendo outros sócios: Fernando Antônio Vieira Assef, Francisco Gomes Maciel, Hozano Melo Cavalcante, Francisco Valdeni Vieira da Silva, Adelmo Vieira de Freitas, José Mendes Vieira, Manoel Vaz Filho, Francisco Andrade Teófilo Girão, Francisco Valter Silva e Jessé Alves da Silva.” (NASCIMENTO, 2002: p. 243)

Nesse período, por volta de 1985, a documentação e os equipamentos dessa emissora começaram aos poucos a serem organizados, tendo o seu estúdio sido colocado na Rua Antônio de Queiroz Marinho, nº 341, no Centro da cidade de Boa Viagem.

Imagem da primeira localização da Rádio Liberdade, em 2008.

Algum tempo depois, no dia 19 de agosto de 1988, depois da regularização de sua concessão, operando na frequência AM 1.310 Khz, prefixo ZYH 656, essa emissora entrou no ar em fase experimental, dividindo o mercado ouvinte e quebrando o monopólio de comunicação existente do grupo politico dominante.
No mês seguinte, a partir do dia 25, essa emissora oficialmente passou a operar com a sua grade de programação oficial, produzindo um variado conteúdo musical e jornalístico, tendo a sua antena instalada na Fazenda Poço d’Água, de propriedade de Jurandir Alves da Silva, irmão do acionista Jessé Alves da Silva, como também de Benjamim Alves da Silva, antigos aliados da “Oligarquia dos Paraibanos”, com quem o Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto firmou aliança para o pleito eleitoral de 1988.
Nos anos que se seguiram essa emissora de rádio deu forte e destacada sustentação publicitária ao Governo Municipal quando os representantes ou aliados do “Grupo Sergista” estiveram no poder, sendo eles: o Dr. Francisco Vieira Carneiro, conhecido como “Major Carneiro”; e o Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, que também era acionista da empresa.
Mais tarde, depois do dia 2 de maio de 2005, com a repentina morte de seu diretor presidente, a maioria das ações dessa emissora foram vendidas por sua viúva, Marília Prado dos Santos, ao Dr. Deodato José Ramalho Júnior, uma das principais figuras do PT, o Partido dos Trabalhadores em Boa Viagem.

Imagem do estúdio de transmissão, em 2008.

Depois dessa negociação os equipamentos do estúdio mudaram para o seu atual endereço, no Centro Comercial Deodato José Ramalho, onde continua a sua faina em favor de melhorias do Município.
A partir dessa época, no principal programa de sua grade, chamado de “Liberdade a Voz do Povo”, nos anos em que ocorrem as eleições municipais, essa emissora costuma dar oportunidade para que os candidatos ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo exponham as suas ideias e projetos.
Antes disso, bem como depois de sua venda, aos poucos surgiram outras emissoras de rádio na cidade, dividindo ainda mais o público ouvinte e gerando grande concorrência comercial de anunciantes do setor, entre elas destacamos a Rádio Canudos, pertencente ao Centro de Direitos Humanos de Boa Viagem; a Rádio Ipiranga, depois chamada de FM 2000, que era ligada ao grupo político de Antônio Argeu Nunes Vieira e depois passou a pertencer ao Deputado Sérgio Benevides; a Rádio Líder, que é ligada ao grupo político do Dr. Domingos Gomes de Aguiar Filho e a Rádio Esperança, pertencente à Fundação de Radiodifusão Educativa Evangélica Congregacional de Boa Viagem, que se diz uma emissora religiosa e imparcial, mas também possui abertamente as suas ligações políticas.
No dia 4 de junho de 2018 surgiu um novo e talvez um de seus maiores desafios comerciais, quando a sua principal concorrente na faixa de amplitude modular, a Rádiodifusora Asa Branca LTDA iniciou o processo de migração para banda de FM, algo que lhe deixará sozinha na banda AM.

A EQUIPE DE DIREÇÃO:

A equipe de administração dessa emissora de rádio, ao longo dos anos, foi comandada pelas seguintes pessoas:

  • 1988 – 2005

Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto – (Diretor Presidente);
Dr. Fernando Antônio Vieira Assef – (Diretor Jurídico);
Antônio Leonídio Lopes de Oliveira – (Diretor Administrativo e de Programação).

  • 2006 – 2018

Dr. Deodato José Ramalho Júnior – (Diretor Presidente);
Dr. Deodato José Ramalho Neto – (Diretor Jurídico);
João Pereira Silva Filho (Diretor Administrativo e de Programação).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus funcionários e clientes, nos dias de hoje a Rádio Liberdade possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Direção: 1
  2. Banheiro: 1
  • Setor Aberto ao Público:
  1. Estúdio de gravação: 1
  2. Estúdio de transmissão: 1
  3. Recepção: 1

Imagem da mesa de som do estúdio, em 2008.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com essa importante emissora de rádio são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1064
  • E-mail:
  1. amliberdade@hotmail.com
  • Página na Internet:
  1. www.radioamliberdade.com.br