Sérgio Alves de Morais nasceu no dia 7 de outubro de 1895 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Roberto Alves da Silva e de Maria Francelina de Morais.
Poucos dias depois do seu nascimento, no dia 30 de novembro, seguindo os costumes da confissão religiosa de seus pais, foi batizado na Capela de São João Batista, na localidade de Catolé, pelo vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, o Pe. José Antônio Cavalcante.
Segundo informações existentes no livro B-05, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 70, folha 92, no dia 18 de setembro de 1918, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Isabel Alves da Silva, sendo filha de Francisco Alves da Silva e de Maria Felícia do Espírito Santo.
Nesse mesmo dia, segundo informações existentes no livro B-01, pertencente ao cartório da vila do Jacampari, tombo nº 123, folha 80v, confirmou os seus votos em uma cerimônia de casamento civil.
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, dentre eles destacamos: Francisca Alves Torquato, Pedro Alves de Morais, João Alves de Morais, Xavier Alves de Morais, Maria Conceição Alves de Morais, Francisco Alves de Morais, Antônia Alves de Morais, e Tereza Alves de Morais.
No dia 13 de abril de 1948, juntamente com os seus familiares, partilhou a notícia da morte de seu pai, que residia em sua propriedade, a Fazenda Poço d’Água, aos 95 anos de idade.
Alguns anos depois, no dia 4 de julho de 1964, juntamente com os seus familiares, partilhou a perda de seu irmão, Brígido Alves de Morais.
Segundo informações existentes no livro C-03, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1.447, folha 289, faleceu em sua propriedade no dia 29 de abril de 1985, aos 89 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 12 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Sérgio Alves de Morais | História de Boa Viagem
Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem
Pingback: Poço d’Água | História de Boa Viagem