Luiz Gonzaga Ferreira de Almeida

Luis Ferreira de AlmeidaLuiz Gonzaga Ferreira de Almeida nasceu no dia 16 de julho de 1921 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Luiz Ferreira de Melo e de Maria Idalina da Silva.
Durante a sua infância e juventude viveu com a sua família em uma localidade denominada de Varzinha.
No dia 4 de dezembro de 1948, segundo informações existentes no livro B-12, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 134, página 44, diante do Pe. Francisco Clineu Ferreira, aos 27 anos de idade, contraiu matrimônio religioso com Maria de Lourdes de Sousa Almeida, que era filha de Joaquim Alves de Sousa e de Regina Maria da Conceição.
Desse matrimônio foram gerados quatorze filhos, sete homens e sete mulheres, sendo eles: Rosélia Ferreira de Almeida, Cícero Ferreira de Almeida, Roseli Ferreira de Almeida, José Airton Ferreira de Almeida, Rosalba Ferreira da Silva, Antônio Wilton Ferreira de Almeida, Rosália Ferreira de Almeida, Gervásio Ferreira de Almeida, Regina Ferreira de Almeida, Edigene Ferreira de Almeida, Rozivalda Ferreira de Almeida, Luís Edson de Almeida, Rosimeire Ferreira de Almeida e Robson de Sousa Almeida.
Quando veio residir na cidade de Boa Viagem, deixando a sua propriedade, que era denominada de Varzinha, passou a morar com a sua família na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 297, Centro.
Faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 72 anos de idade, no dia 12 de março de 1993.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

Imagem do túmulo da Família Ferreira de Almeida, em 2010.

Imagem do túmulo da Família Ferreira de Almeida, em 2010.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Floresta, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura;
  2. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.190, de 14 de março de 2014, a unidade básica da saúde que está localizada no Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua denominação.