Edílson Freitas do Nascimento

Edílson Freitas do Nascimento nasceu no dia 12 de abril de 1961 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Sousa do Nascimento, conhecido como José Dias, e de Maria Oscarina Freitas do Nascimento.
Em julho desse mesmo ano, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o sacramento do batismo na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na localidade de Capitão-mor, dentro do território do Município de Quixeramobim.
Na época em que nasceu, veio ao mundo com ajuda de uma parteira em uma localidade rural denominada de Fazenda Morada Nova até que, pouco tempo depois, os seus pais passaram a residir na vila de Domingos da Costa, onde a sua mãe era professora, tendo estudado nessa vila até a conclusão da 5ª série.
Mais tarde, nos primeiros meses de 1972, foi matriculado por seus pais em uma das turmas da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, onde concluiu o curso secundário nos últimos meses de 1979.
No ano seguinte, depois de prestar concurso, passou a trabalhar no BEC – o Banco do Estado do Ceará, servindo inicialmente como auxiliar de cadastro e depois caixa.
De acordo com os seus contemporâneos, sendo dono de uma memória prodigiosa, conseguiu decorar todos os números de telefone da cidade de Boa Viagem, bem como a placa de todos os veículos existentes neste Município.
Possuía também um enorme talento para música, sendo durante algum tempo o guitarrista dos grupos Os Críveis e Os Milionários.
Mais tarde, a serviço do banco, foi transferido para cidade de Ibiapina, e logo depois para Morada Nova até que, desejando aprimorar o seu talento na música, pediu transferência para cidade de Fortaleza.
Era casado com Vera Lúcia Castro do Nascimento.
Faleceu na cidade de Fortaleza, com apenas 37 anos de idade, no dia 25 de setembro de 1998, surpreendendo a todos os seus conterrâneos.
Depois desse fato o seu corpo foi trazido para cidade de Boa Viagem, onde recebeu às despedidas fúnebres que são de costume, sendo sepultado por seus familiares no mausoléu da família que existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

Imagem de seu túmulo, em 2015.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 pensou em “Edílson Freitas do Nascimento

  1. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

  2. Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Rua Edílson Freitas do Nascimento | História de Boa Viagem

  4. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe um comentário