Maria Idalina da Silva

Maria Idalina da Silva nasceu em 1893 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Joaquim Facundo da Costa e de Florinda Idalina de Jesus.
Segundo informações existentes no livro B-03, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 4, folha 16, no dia 22 de julho de 1916, aos 23 anos de idade, contraiu matrimônio civil com  Luiz Ferreira de Melo, nascido em 1888, sendo filho de Profiro de Ferreira de Melo e de Maria Carmelina de Jesus.
Desse consórcio matrimonial foram gerados doze filhos, sete homens e cinco mulheres, sendo eles: Luiz Gonzaga Ferreira de AlmeidaRaimundo Ferreira de Almeida, Almerinda Ferreira de Almeida, Alzerina Ferreira de Almeida, Judite Ferreira do Vale, Nenzinha Ferreira de Almeida, Senhorinha Ferreira de Oliveira, Sebastião Ferreira de Almeida, Elizeu Ferreira de Almeida, Expedito Ferreira de Almeida, Patrício Ferreira de Almeida e Raul Ferreira de Almeida.
De acordo com as informações existentes no livro C-11, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 5.215, folha 65v, faleceu no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima no dia 7 de março de 1972, aos 79 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, teve o seu corpo sepultado no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.