Florisbela Vieira de Andrade

Florisbela Vieira de Andrade nasceu no dia 23 de novembro de 1942 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Cosme José de Sousa e de Celcina Vieira de Sousa.
Os seus avós paternos se chamavam José Alves de Souza e Enedina Rosa do Sacramento, já os maternos eram Martins José da Silva e Francisca Vieira de Freitas.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na Fazenda Pitombeira, onde passou grande parte de sua infância.

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)

Em sua juventude, quando o Município de Boa Viagem sofria com a falta de professores, sendo uma garota cheia de prendas, era rotineiramente contratada para lecionar. Em uma dessas ocasiões, quando ensinava em uma turma de alunos na localidade de Jordão, conheceu o seu futuro esposo, que também lecionava na mesma localidade.
Mais tarde, no dia 2 de dezembro de 1964, segundo informações existentes no livro B-19, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 63, folha 4.045, contraiu matrimônio com Jorge Vieira de Andrade, que nasceu no dia 1º de dezembro de 1938, sendo filho de Manoel Vieira de Andrade e de Maria Ana Vieira.
Pouco tempo depois, no dia 10 de dezembro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, diante do Pe. José Patrício de Almeida, confirmou os seus votos em uma cerimônia religiosa.
Desse consórcio matrimonial foram gerados cinco filhos, quatro homens e uma mulher, sendo eles: Maria Ivonete Vieira de Andrade, José Onete Vieira de Andrade, Martinho Vieira de Andrade, Roberto Vieira de Andrade e Fernando Vieira de Andrade.
Depois de casada, passou a residir com a sua família na localidade de Jordão, na propriedade pertencente ao seu sogro, até que, nos últimos meses de 1972, fixou residência na Rua José Vieira de Lima, nº 205, Bairro Alto do Motor, na cidade de Boa Viagem.
Nessa mesma época, percebendo o valioso nicho de mercado, juntamente com o seu esposo, abriu um pequeno restaurante na Rua Agronomando Rangel, nº 336, Centro, local que servia como ponto de parada das empresas Horizonte e Rápido Crateús, sendo denominado de “Restaurante dos Viajantes”.

Imagem de uma reunião de família em um pequeno restaurante existente no Centro de Boa Viagem no fim da década de 1970.

De acordo com as informações fornecidas por Jorge Vieira de Andrade, o seu esposo, que estão registradas no livro C-03, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 986, folha nº 59v, faleceu na cidade de Fortaleza, vítima de AVC, um acidente vascular cerebral, com apenas 39 anos de idade, no dia 1º de junho de 1982, óbito que foi atestado pelo Dr. Livino Virgínio Pinheiro Júnior.
Logo depois do seu óbito, ocorrido no Hospital das Clinicas, que está localizado na Rua Francisco Pedro, s/nº, no Bairro da Parangaba, o seu corpo foi trazido por seus familiares para a sua terra natal, onde recebeu as despedidas fúnebres de costume, sendo em seguida sepultado em um túmulo da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, através da lei nº 550, de 12 de dezembro de 1991, uma das ruas do Bairro Recreio, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

6 ideias sobre “Florisbela Vieira de Andrade

  1. Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Rua Florisbela Vieira de Andrade | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Celsina Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  5. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Ladislau Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta