Boa Esperança

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Boa Esperança, ou Fazenda Boa Esperança, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante 47 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da localidade de Boa Esperança, em 2016.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está localizada na região norte do Município, dentro dos limites do território do Distrito de Boqueirão.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura tem a sua origem na denominação de uma fazenda, que posteriormente deu nome a localidade, guardando ainda hoje algumas características da época em que passou a ser habitada.
Uma fazenda é uma propriedade rural agrícola, geralmente composta por um imóvel e um terreno destinado à prática da agricultura e da pecuária, que neste caso teve a sua primeira denominação de Várzea do Juá, ou Fazenda Várzea do Juá, que dentro de algum tempo caiu em desuso.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Essa localidade rural ainda guarda as suas características primárias, servindo aos seus moradores para exploração econômica da agricultura e da pecuária.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Boa Esperança é feito por via terrestre através de várias rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem um número para facilitar a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

A localidade de Boa Esperança tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Argentina, Boqueirão, Lagoa do Senador, Lembranças e Olho d’Água Salgado.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Boa Esperança os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. Capela de Nossa Senhora das Graças;
  2. Escola de Ensino Fundamental Marcelo Facundo Carneiro;
  3. O Serrote da Cabeça de Pedra.