Antônio Lopes de Freitas

cabo-antonio-lopespgAntônio Lopes de Freitas nasceu no dia 22 de julho de 1860 no Município de Caucaia, que está localizado na Região Metropolitana da cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, sendo filho de Ângelo de Freitas e de Francisca César de Meneses.
Durante muitos ano serviu como soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará, chegando ao posto de cabo.
Nesse período, entre as suas atividades, era um dos responsáveis por conduzir a mala postal que vinha da cidade de Quixadá.
Era casado com Theonilla Lopes da Silva, com quem gerou Afonsina Lopes de Freitas.
No dia 18 de janeiro de 1939, contando com o apoio do Mons. José Gaspar de Oliveira, juntamente com outros músicos da cidade, participou da fundação da 2º composição da banda filarmônica pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem.

“Participaram dessa banda, dentre outros, os abnegados músicos: Raimundo Avelino Pinheiro, Francisco Ribeiro da Silva (Chico Doth), Sebastião Ribeiro da Silva, Franciné Ribeiro da Silva, Antônio dos Santos, João Xavier Guerreiro, Antônio Lopes de Freitas, Narsales de Oliveira, Antônio Bezerra do Vale, Luiz Ribeiro da Silva, José dos Santos (Galêgo), Raimundo Rosa, Jaime Oliveira e Silva, mais tarde Dr. Jaime Ribeiro e Hermenegildo Oliveira.” (NASCIMENTO, 2002: p. 166)

De acordo com as informações existentes no livro C-08, pertencentes ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 2.468, folha 31, faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 97 anos de idade, no dia 10 de novembro de 1957.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 459, de 21 de março de 1988, uma das ruas do Bairro Ponte Nova, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

4 ideias sobre “Antônio Lopes de Freitas

  1. Pingback: Rua Cabo Antônio Lopes de Freitas | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JULHO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta