Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está localizada na Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, nº 170, Centro, esquina com a Rua Agronomando Rangel, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do edifício dos Correios em Boa Viagem, em 2018.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, também conhecida pela sigla ECT, ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, tendo como data de fundação o dia 25 de janeiro de 1663.
O código de endereçamento postal da cidade, conhecido pela sigla CEP, foi criado em 1971, onde a cidade de Boa Viagem possui o número 63.870-000.

A LOGOMARCA UTILIZADA PELA EMPRESA:

Essa empresa já possuiu outras logomarcas, sendo que a última delas é a que segue logo abaixo:

Imagem da logomarca utilizada pelos Correios.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Um dos primeiros canais de comunicação que foram utilizados pelos moradores do Município de Boa Viagem foram as cartas, os jornais e as revistas, que eram expedidas semanalmente de trem da cidade de Fortaleza para cidade de Quixeramobim, sendo depois disso recebidas pelos estafetas na agência dos correios daquela cidade, onde passavam por uma triagem na estação ferroviária e logo depois eram conduzidas em malotes a cavalo até o seu ponto de destino.

“O serviço postal era realizado per mensageiros (estafetas). que saiam de Quixeramobim para Boa Viagem, Independência, Crateús e Monsenhor Tabosa. Com enormes sacrifícios, prestaram serviços os seguintes estafetas: Raimundo Camurça, Virgílio Camurça, Cabo Antônio Lopes de Freitas e Álvaro Pimentel.” (NASCIMENTO, 2002: p. 241)

Segundo informações existentes no jornal O Cearense, ano XXV, número 54, edição do dia 4 de julho de 1872, com a criação da agência dos Correios de Boa Viagem, José Gomes da Costa Mendes foi nomeado como seu primeiro responsável.

Imagem da nota publicada no jornal sobre a criação dessa agência.

Nessa época, segundo algumas notas contidas no jornal a Esquerda, ano 1928, página nº 4, edição nº 49, geralmente, na capital do Estado, os Correios anunciavam aos interessados, nos periódicos em circulação, o dia e o horário em que o malote estava sendo fechado e o destino da mala postal:

“O correio da estrada de ferro de Baturité expedirá malas sexta-feira: Damas, Barro Vermelho, Mondubim, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiuba, Água Verde, Acarape, Redenção, Canafístula, Aracoiaba, Putiú, Baturité, Coité, Mulungu, Caridade, Canindé, Riachão, Castro, Caio Prado, Junco, Quixadá, Laranjeiras, Floriano Peixoto, Francisco de Hollanda, Uruquê, Quixeramobim, Senador Pompeu, Afonso Pena, Sussuarana, Iguatu, José de Alencar, Cedro, Lavras, Ingazeiras, Lagoinha, São Pedro do Cariry, Várzea Alegre, Maria Pereira, Tauhá, Arneiroz, Boa Viagem, Independência, Vertentes, Novo Oriente, Cratheús, Telha, Tamboril, Missão Velha, Goianinha, Porteiras, Milagres, Brejo dos Santos, Joazeiro, Crato, Jardim, Barbalha, Maurity e Novo Exu. Fechamento das malas: Ordinária – às 20 horas. Registrada – às 19 horas. Aos domingos as malas se fecharão às 11.30, e, nos feridos, às 12.30 horas, caso não haja serviço extra.”

Quando esse malote chegava, logo o seu conteúdo era distribuído aos seus destinatários pelo Capitão José Ribeiro e Silva, surgindo daí a necessidade de também existir um local adequado para essa distribuição, tendo em vista que vez por outra os destinatários não eram encontrados.

Imagem do casarão de Dona Amélia Ribeiro, em 2016.

Alguns anos depois, quando a agência dos correios passou para responsabilidade de Amélia Ribeiro e Silva, filha do citado capitão, uma pequena sala de sua casa foi separada para servir como o local da agência, que estava localizada em um suntuoso casarão existente na Rua Padre Antônio Correia de Sá, nº 416, Centro:

“Só duas vezes por semana ela abria uma de suas portas, onde ocorria a entrega das cartas e encomendas chegadas em lombo de burro do Quixeramobim. A agente postal era D. Amélia Ribeiro, única funcionária federal na época. Duas vezes por semana chegavam as malas conduzidas, alternadamente, pelos estafetas, Camurça e Zé Filho, que, igualmente, levavam as nossas correspondências para Quixeramobim… A partir das quatro da tarde, muitos aguardavam que D. Amélia abrisse a porta e a janela determinada, em frente de sua casa. Era o sinal da distribuição das correspondências. Naquela hora, ela abria solenemente as malas, e anunciava, um por um, os nomes dos destinatários, entregando-lhes as cartas.” (CARVALHO FILHO, 2008: p. 49-51)

Alguns anos mais tarde, nos primeiros meses de 1949, por conta do crescimento da cidade e da expansão dos equipamentos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contando com recursos do Governo Federal, na gestão do Prefeito Manoel Araújo Marinho – o Nel Araújo, a cidade de Boa Viagem recebeu uma moderna agência dessa empresa.

“O Departamento dos Correios e Telégrafos foi agenciado, durante algum tempo, pelo Senhor José Ribeiro e Silva, passando depois para sua filha Amélia Ribeiro e Silva. Dona Amélia trabalhou em sua residência até o ano de 1949, quando tivemos a nossa atual agência inaugurada.” (NASCIMENTO, 2002: p. 240)

O local escolhido para sua construção foi em um ponto estratégico da cidade, próximo dos principais equipamentos públicos existentes na época, quando o seu edifício passou a servir também como um belo cartão postal para os seus visitantes.

Imagem da agência dos Correios e Telégrafos de Boa Viagem, em 1950.

O terreno para construção dessa agência, que possui 382m², foi negociado com o Pe. Francisco Clineu Ferreira, vigário responsável pelo patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo algum tempo depois disso incorporado como bem da União por meio da lei nº 509, de 20 de março de 1969.
Nessa mesma época, desejando melhorar a qualidade de seus serviços, essa agência passou a contar com novos funcionários, alguns deles vindos de outros Municípios, entre eles alguns carteiros.

“O primeiro carteiro foi o Sr. Irineu, que foi substituído, mais tarde, pelo amigo José Assef Fares, natural de Fortaleza, casado com a Srª Francisca Ione Vieira Assef.” (NASCIMENTO, 2002: p. 241)

Muito tempo antes desses acontecimentos, aproveitando a oportunidade de trazer desenvolvimento e progresso para nossa região, no governo do Prefeito José Rangel de Araújo, segundo registros existentes no livro de protocolos das correspondências da Prefeitura de Boa Viagem, o Governo Municipal manifestou o interesse pela instalação das linhas telegráficas que tinham por objetivo conectar o Município de Boa Viagem com o mundo.

“Em resposta ao vosso ofício, de número 2.313, de 21 de junho de 1938, cumpre-me comunicar a vossa excelência que essa prefeitura está disposta a fornecer o prédio para a instalação da agência postal telegráfica, bem como os postes para construção de uma linha telegráfica que há de ligar esta localidade a estação de Quixeramobim.”

Ao que nos parece, por conta da inexistência de registros oficiais, a instalação dessas linhas de telégrafo demoraram muito tempo para acontecer, pois só temos conhecimento de seu funcionamento a partir dos primeiros anos da década de 1950, encerrando esse tipo de serviço nos últimos anos da década de 1990, depois da popularização do serviço de internet.

“O zelador da linha telegráfica foi o amigo Francisco Ferreira de Souza, conhecido como ‘Chico-Guarda-Fio’, natural de Pacoti. Aqui reside desde dezembro de 1951 e é casado com a Srª Neiva Sampaio Veras Ferreira.” (NASCIMENTO, 2002: p. 241)

Alguns anos mais tarde, por volta de 1973, sem que ninguém percebesse ou comentasse sobre o fato, encerrou-se um ciclo de tradição de mais de 100 anos,  chegando a cobrir três gerações de uma mesma família dentro dessa agência, quando a última descendente do primeiro gerente dessa agência pediu transferência de sua função para cidade de Brasília.

“A primeira telegrafista foi a Senhora Rosileta Ribeiro, e auxiliar de agentes, a Senhora Violeta Ribeiro Sabóia, ambas filhas de Dona Amélia.” (NASCIMENTO, 2002: p. 241)

Muitos anos depois, nos primeiros meses de 1995, a Empresa Brasileira de Correios firmou uma importante parceria comercial com o Bradesco, tornando-se um banco postal, mudando essa parceria em 2012, quando passou a operar com o Banco do Brasil.

OS POSTOS E OS CÓDIGOS DE ENDEREÇAMENTO POSTAL NO MUNICÍPIO:

  1. O Posto dos Correios da Vila de Águas Belas – 63.885-971;
  2. O Posto dos Correios da Vila de Boqueirão – 63.890-971;
  3. O Posto dos Correios da Vila de Domingos da Costa – 63.880-000;
  4. O Posto dos Correios da Vila de Guia – 63.885-000;
  5. O Posto dos Correios da Vila de Ibuaçu – 63.890-000;
  6. O Posto dos Correios da Vila de Ipiranga – 63.870-970;
  7. O Posto dos Correios da Vila de Jacampari – 63.895-000;
  8. O Posto dos Correios da Vila de Massapê dos Paés – 63.870-000;
  9. O Posto dos Correios da Vila de Olho d’Água do Bezerril – 63.890-972;
  10. O Posto dos Correios da Vila de Olho d’Água dos Facundos – 63.870-000;
  11. O Posto dos Correios da Vila de Poço da Pedra – 63.890-973;
  12. O Posto dos Correios da Vila de Várzea da Ipoeira: 63.870-000.

A EQUIPE DE DIREÇÃO:

Essa pequena agência, ao longo dos anos, foi comandada pelas seguintes pessoas:

  • 1872 – 1890

José Gomes da Costa Mendes (Gerente).

  • 1891 – 1920

José Ribeiro e Silva (Gerente).

  • 1920 – 1960

Amélia Ribeiro e Silva (Gerente);
Risoleta Ribeiro (Subgerente).

  • 1961 – 1968

Maria da Conceição Ribeiro e Silva (Gerente);
Violeta Ribeiro Sabóia (Subgerente).

  • 1969 – 1973

Violeta Ribeiro Sabóia (Gerente).

  • 1977 – 1980

Angelina Rodrigues de Freitas (Gerente).

  • 1982 – 1988

Jairo Margues Dantas (Gerente);
João Alves Batista (Subgerente).

  • 1989 – 1991

Luís Carlos Sales da Silva (Gerente);
João Alves Batista (Subgerente).

  • 1992 – 1993

João Alves Batista (Gerente);
José Moreira de Melo (Subgerente).

  • 1994 – 1996

Expedito Carvalho Nunes (Gerente);
José Moreira de Melo (Subgerente).

  • 1997 – 2005

Antônio Luís Rodrigues Mano (Gerente);
José Moreira de Melo (Subgerente).

  • 2006 – 2019

José Moreira de Melo (Gerente);
Antônio Wilton Saraiva de Sousa (Supervisor de Operações).

  • 2020 – Atual

Antônio Wilton Saraiva de Sousa (Gerente);
Antônio Alex de Sousa Venâncio (Supervisor de Operações).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus funcionários e usuários, essa agência possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Banheiro: 2
  3. Direção: 1
  4. Garagem: 1
  5. Sala de expedição e triagem: 1
  • Setor Aberto ao Público:
  1. Sala de atendimento: 1
  2. Guichês: 3

Imagem do balcão de atendimento, em 2018.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a agência dos correios da cidade de Boa Viagem é a seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-1135.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CARVALHO FILHO, José Cândido. Boa Viagem da Minha Infância. Brasília: Thesauros/Itiquira, 2008.
  2. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

175 pensou em “Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

  1. Pingback: Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro Centro | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Associação Atlética Boa-viagense | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Amélia Ribeiro e Silva | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Rua José Assef Fares | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Ozanira Oliveira Almeida | História de Boa Viagem

  7. Pingback: Manoel Gonçalves de Sousa Pinheiro | História de Boa Viagem

  8. Pingback: Posto dos Correios da Vila de Poço da Pedra | História de Boa Viagem

  9. Pingback: Rua Adalgisa Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  10. Pingback: Rua Adauto de Almeida | História de Boa Viagem

  11. Pingback: Rua Aderbal Carneiro de França | História de Boa Viagem

  12. Pingback: Rua Altamira Silva de Sousa | História de Boa Viagem

  13. Pingback: Rua Amélia Ribeiro e Silva | História de Boa Viagem

  14. Pingback: Rua Ana da Cunha Ramos | História de Boa Viagem

  15. Pingback: Rua Ana Gonçalves Leitão | História de Boa Viagem

  16. Pingback: Rua Aniel Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  17. Pingback: Rua Antônio Apolônio Maciel | História de Boa Viagem

  18. Pingback: Rua Adolfo José da Silva | História de Boa Viagem

  19. Pingback: Rua Antônio de Queiroz Marinho | História de Boa Viagem

  20. Pingback: Rua Antônio Domingues Álvares | História de Boa Viagem

  21. Pingback: Rua Antônio dos Santos | História de Boa Viagem

  22. Pingback: Avenida Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros | História de Boa Viagem

  23. Pingback: Rua Agostinha Sanches de Carvalho | História de Boa Viagem

  24. Pingback: Rua Antônio Rocha Bezerra | História de Boa Viagem

  25. Pingback: Rua Aristides Alves Cavalcante | História de Boa Viagem

  26. Pingback: Rua Bento Vieira de Lima | História de Boa Viagem

  27. Pingback: Rua Brígido Alves de Morais | História de Boa Viagem

  28. Pingback: Rua Raimundo Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  29. Pingback: Rua Capitão Primo Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

  30. Pingback: Rua Calvino Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  31. Pingback: Rua Carlos Sabóia | História de Boa Viagem

  32. Pingback: Rua Cisalpina da Cunha Lima | História de Boa Viagem

  33. Pingback: Rua Coronel José Cândido de Carvalho | História de Boa Viagem

  34. Pingback: Rua Coronel Luís Amaro Bezerra | História de Boa Viagem

  35. Pingback: Rua Cristóvam de Queiroz Sampaio | História de Boa Viagem

  36. Pingback: Rua Vereador David Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  37. Pingback: Rua Delfino de Alencar Araújo | História de Boa Viagem

  38. Pingback: Rua Delfino Alves Pinheiro e Lima | História de Boa Viagem

  39. Pingback: Rua Almir Jader Rocha | História de Boa Viagem

  40. Pingback: Rua Antônio Araújo Chaves | História de Boa Viagem

  41. Pingback: Rua Antônio Ubiratan Ribeiro Tupinambá | História de Boa Viagem

  42. Pingback: Rua Adelide de Carvalho | História de Boa Viagem

  43. Pingback: Rua Guiomar Oliveira Sampaio | História de Boa Viagem

  44. Pingback: Rua Luiz Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

  45. Pingback: Rua Deputado David Capistrano da Costa | História de Boa Viagem

  46. Pingback: Rua Dr. Solon Ximenes de Araújo | História de Boa Viagem

  47. Pingback: Rua Eládio Alves da Silva | História de Boa Viagem

  48. Pingback: Rua Cícero Carneiro Filho | História de Boa Viagem

  49. Pingback: Rua Luciano Maia Rocha | História de Boa Viagem

  50. Pingback: Rua Maria Isabel da Conceição | História de Boa Viagem

  51. Pingback: Rua Eliel Rafael da Silva | História de Boa Viagem

  52. Pingback: Rua Enedina de Carvalho | História de Boa Viagem

  53. Pingback: Rua Ernesto Pereira de Sousa | História de Boa Viagem

  54. Pingback: Rua Flávio Augusto Oliveira de Menezes | História de Boa Viagem

  55. Pingback: Rua Pastor Antônio Francisco Neto | História de Boa Viagem

  56. Pingback: Rua Francisca Barbosa Mota | História de Boa Viagem

  57. Pingback: Rua Francisca Ivani Citó Ramalho | História de Boa Viagem

  58. Pingback: Rua Francisco Alves Filho | História de Boa Viagem

  59. Pingback: Rua Francisco das Chagas Uchôa Viana | História de Boa Viagem

  60. Pingback: Rua Francisco de Oliveira Lima | História de Boa Viagem

  61. Pingback: Rua Francisco Ferreira Viana | História de Boa Viagem

  62. Pingback: Rua Francisco Gonçalves de Alencar | História de Boa Viagem

  63. Pingback: Rua Francisco Marques de Macêdo | História de Boa Viagem

  64. Pingback: Rua Francisco Vieira Carneiro | História de Boa Viagem

  65. Pingback: Rua Francisco Wilson Machado | História de Boa Viagem

  66. Pingback: Rua Hélio de Melo Cavalcante | História de Boa Viagem

  67. Pingback: Rua Hermínio Rodrigues Chagas | História de Boa Viagem

  68. Pingback: Rua Izaac Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  69. Pingback: Rua Antônio Ximenes de Aragão | História de Boa Viagem

  70. Pingback: Rua Jurandi Batista Carneiro Filho | História de Boa Viagem

  71. Pingback: Rua Jessé Alves da Silva | História de Boa Viagem

  72. Pingback: Rua João Pereira Adelino | História de Boa Viagem

  73. Pingback: Rua João Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  74. Pingback: Rua Joaquim Rabêlo e Silva | História de Boa Viagem

  75. Pingback: Rua Antônio Martins Marinho | História de Boa Viagem

  76. Pingback: Rua José Vieira | História de Boa Viagem

  77. Pingback: Rua Daniel Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  78. Pingback: Rua Quintiliano Vieira Lima | História de Boa Viagem

  79. Pingback: Rua José Natal de Araújo | História de Boa Viagem

  80. Pingback: Rua Jacob Angelim de Sousa | História de Boa Viagem

  81. Pingback: Rua Hélio Alves da Silva | História de Boa Viagem

  82. Pingback: Rua Felisbela Vieira de Freitas | História de Boa Viagem

  83. Pingback: Rua Jovino Melquíades Mendes | História de Boa Viagem

  84. Pingback: Rua Francisco Genuíno Vieira | História de Boa Viagem

  85. Pingback: Rua Luiz Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  86. Pingback: Rua Luiz Uchôa Neto | História de Boa Viagem

  87. Pingback: Rua Manoel Araújo Marinho | História de Boa Viagem

  88. Pingback: Rua Maria Célia Macêdo de Araújo | História de Boa Viagem

  89. Pingback: Rua Antônia Ivani Soares Vieira | História de Boa Viagem

  90. Pingback: Rua Cristina Vieira Lima | História de Boa Viagem

  91. Pingback: Rua Francisca de Sousa Terceiro | História de Boa Viagem

  92. Pingback: Rua Manoel Maria de Jesus | História de Boa Viagem

  93. Pingback: Rua Manoel Pedrosa Santiago | História de Boa Viagem

  94. Pingback: Rua Manoel Soares Campos | História de Boa Viagem

  95. Pingback: Rua Manuel Honor da Costa Mendes | História de Boa Viagem

  96. Pingback: Rua Florêncio Evangelista | História de Boa Viagem

  97. Pingback: Rua Maria Alves da Rocha | História de Boa Viagem

  98. Pingback: Rua Maria Antônia Amaro de Sousa | História de Boa Viagem

  99. Pingback: Rua Luzia Simão de Oliveira | História de Boa Viagem

  100. Pingback: Rua Maria da Conceição Alves de Melo | História de Boa Viagem

  101. Pingback: Rua Maria de Nazaré Bezerra | História de Boa Viagem

  102. Pingback: Rua Maria Eviza de Carvalho Machado | História de Boa Viagem

  103. Pingback: Rua Maria Ozélia Costa de Oliveira | História de Boa Viagem

  104. Pingback: Rua Natanael Alves da Silva | História de Boa Viagem

  105. Pingback: Rua Nossa Senhora de Nazaré | História de Boa Viagem

  106. Pingback: Rua Obmor Carvalho Bezerra de Menezes | História de Boa Viagem

  107. Pingback: Rua Olavo de Almeida Brilhante Filho | História de Boa Viagem

  108. Pingback: Rua Osmar de Oliveira Fontes | História de Boa Viagem

  109. Pingback: Rua Manoel de Oliveira Fontes | História de Boa Viagem

  110. Pingback: Rua Otacílio de Alencar Araújo | História de Boa Viagem

  111. Pingback: Rua José Santos Filho | História de Boa Viagem

  112. Pingback: Rua Antônio Tupinambá de Araújo | História de Boa Viagem

  113. Pingback: Rua Cícero Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  114. Pingback: Rua Hercília de Sousa Costa | História de Boa Viagem

  115. Pingback: Rua Otávio Alves Franco | História de Boa Viagem

  116. Pingback: Rua Paulo Eugênio Facundo Costa | História de Boa Viagem

  117. Pingback: Rua Padre Antônio Correia de Sá | História de Boa Viagem

  118. Pingback: Rua Padre Francisco de Assis Castro Monteiro | História de Boa Viagem

  119. Pingback: Rua Padre Inácio Américo Bezerra | História de Boa Viagem

  120. Pingback: Rua Padre José Bezerra do Vale Filho | História de Boa Viagem

  121. Pingback: Rua Padre José Patrício de Almeida | História de Boa Viagem

  122. Pingback: Rua Padre Pedro Vitorino Dantas | História de Boa Viagem

  123. Pingback: Rua Pastor Francisco Souto Maior | História de Boa Viagem

  124. Pingback: Rua Pedro Costa de Almeida | História de Boa Viagem

  125. Pingback: Rua Maria Idalina da Silva | História de Boa Viagem

  126. Pingback: Rua Pedro Eugênio Cidrão Uchôa | História de Boa Viagem

  127. Pingback: Rua Philomena de Assis Uchôa | História de Boa Viagem

  128. Pingback: Rua Raimunda da Cunha Ramos | História de Boa Viagem

  129. Pingback: Rua Raimundo de Melo Sobrinho | História de Boa Viagem

  130. Pingback: Rua Raimundo Lobo de Sales | História de Boa Viagem

  131. Pingback: Rua Raimundo Nonato Uchôa | História de Boa Viagem

  132. Pingback: Rua Raimundo Pereira Batista | História de Boa Viagem

  133. Pingback: Rua Raimundo Pereira da Silva | História de Boa Viagem

  134. Pingback: Rua Rita Alves de Lima | História de Boa Viagem

  135. Pingback: Rua Salviano de Sousa Leitão | História de Boa Viagem

  136. Pingback: Rua Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  137. Pingback: Rua Sebastião de Sousa Santiago | História de Boa Viagem

  138. Pingback: Rua Sargento Raimundo Valdir Soares | História de Boa Viagem

  139. Pingback: Rua Sebastião Alves da Silva | História de Boa Viagem

  140. Pingback: Rua Teodoro Amaro de Oliveira | História de Boa Viagem

  141. Pingback: Rua Teófilo Amaro | História de Boa Viagem

  142. Pingback: Rua Tomás Ferreira de Sousa | História de Boa Viagem

  143. Pingback: Rua Vereador José Vieira de Lima | História de Boa Viagem

  144. Pingback: Rua Verônica Vieira Lobo | História de Boa Viagem

  145. Pingback: Rua 21 de Novembro | História de Boa Viagem

  146. Pingback: Antônio Lopes de Freitas | História de Boa Viagem

  147. Pingback: Rua João Abreu Lima | História de Boa Viagem

  148. Pingback: Rua João Amaro da Costa Filho | História de Boa Viagem

  149. Pingback: Rua Edigene Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem

  150. Pingback: Rua Lucas da Cunha Ramos | História de Boa Viagem

  151. Pingback: Guia | História de Boa Viagem

  152. Pingback: Posto dos Correios da Vila de Massapê dos Paés | História de Boa Viagem

  153. Pingback: Rua Francisco Lobo Cavalcante | História de Boa Viagem

  154. Pingback: Rua João Inácio de Carvalho | História de Boa Viagem

  155. Pingback: José Gomes da Costa Mendes | História de Boa Viagem

  156. Pingback: Rua Edite Carvalho Câmara | História de Boa Viagem

  157. Pingback: Avenida Antônio Argeu Nunes Vieira Filho | História de Boa Viagem

  158. Pingback: Avenida Deonete Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  159. Pingback: Avenida França Mota | História de Boa Viagem

  160. Pingback: Emivanete da Silva Vieira | História de Boa Viagem

  161. Pingback: Emalba da Silva Lima | História de Boa Viagem

  162. Pingback: Rua Davi Mendes da Silva | História de Boa Viagem

  163. Pingback: Avenida Eleutério Manoel da Silva | História de Boa Viagem

  164. Pingback: Fernando Antônio Vieira Assef | História de Boa Viagem

  165. Pingback: Rua Francisco Deoclécio Ramalho | História de Boa Viagem

  166. Pingback: Rua Antônio Domingues Álvares | História de Boa Viagem

  167. Pingback: A ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  168. Pingback: Rua Agronomando Rangel | História de Boa Viagem

  169. Pingback: Rua Edonísio Alves da Costa | História de Boa Viagem

  170. Pingback: Rua Edson Tadeu de Queiroz Teodoro Albuquerque | História de Boa Viagem

  171. Pingback: Rua Eleotério Manoel da Silva | História de Boa Viagem

  172. Pingback: Rua Florisbela Vieira de Andrade | História de Boa Viagem

  173. Pingback: Rua Francisco Alves do Nascimento | História de Boa Viagem

  174. Pingback: José Assef Fares | História de Boa Viagem

  175. Pingback: Escola de Ensino Fundamental José Assef Fares | História de Boa Viagem

Deixe um comentário