Antônio Joaquim de Sousa

Antônio Joaquim de SousaAntônio Joaquim de Sousa nasceu no dia 21 de março de 1949 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco Joaquim de Sousa e de Adília Maria de Sousa.
Os seus avós paternos se chamavam Zeferino Joaquim de Sousa e Josefa Laurindo do Amor Divino, já os maternos eram Antônio Francisco Chaves e Generosa do Amor Divino.
Era professor, solteiro, e durante algum tempo, entre os anos de 1983 a 1988, assumiu a Chefia de Gabinete e a Secretaria da Administração e Finanças da Prefeitura de Boa Viagem, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho.
De acordo com às informações existentes no livro C-04, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1.982, folha nº 128, faleceu em um trágico acidente automobilístico, em um trecho carroçável da Rodovia Estadual CE-168, próximo à vila de Olho d’Água dos Facundos, no Município de Boa Viagem, com apenas 40 anos de idade, no dia 24 de dezembro de 1988.
Logo após o seu óbito, depois das despedidas fúnebres de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no mausoléu da família existente no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.