AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Capela de São João Batista, em Catolé, está localizada na margem da Rodovia Estadual CE-168, distante 20 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, dentro do território do Distrito de Domingos da Costa, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa comunidade está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Quixadá que, anualmente, seguindo o calendário litúrgico, costuma celebrar às festividades do nascimento de seu padroeiro no dia 24 de junho e a de sua decapitação no dia 29 de agosto.
“O Nascimento de João Batista é uma festa cristã que celebra o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e em seguida o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho, sendo também uma das festas juninas. Curiosamente é o único santo cujo nascimento e martírio, este último em 29 de Agosto, são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista. Acesso no dia 29 de agosto de 2024.)
O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:
No passado, quando recebia a visita de algum padre, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam acontecer na residência de algum de seus moradores, que mantinham oratórios para sua devoção.
Mais tarde, em 1962, no paroquiato do Pe. José Patrício de Almeida, graças a generosa doação de uma propriedade feita pelo Sr. João Inácio de Sousa e sua esposa, ela foi edificada:
“Essa capela foi inaugurada, em 1962, com uma missa celebrada pelo Pe. José Patrício de Almeida.” (NASCIMENTO, 2002: p. 100)
Nos primeiros meses de 2009, com a divisão territorial da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, o patrimônio dessa capela foi incorporado ao patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
Pouco tempo depois, diante de sua estrutura estar bastante comprometida, no paroquiato do Pe. Thomas James Thacheril, essa capela passou por uma boa reforma, sendo capaz de receber 95 pessoas confortavelmente sentadas.
“No dia 24 de junho de 2015 essa capela foi reinaugurada com uma Missa Solene presidida pelo Pe. Thomas James Thacheril. Nessa mesma ocasião, depois da reforma, essa foi a primeira capela a receber o Sacrário contendo o Santíssimo Sacramento. Nessa reforma a capela recebeu melhorias em seu telhado, piso, forro em PVC, nova instalação elétrica e pintura.” (THACHERIL, 2024: p. 24)
OS DIRIGENTES DA CAPELA:
Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o valioso trabalho das seguintes pessoas:
- Maria Santana;
- Isabel Rodrigues da Silva;
- Cileudia Fernandes;
- Sirlene Fernandes;
- Maria Jenilda Pereira.
A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:
Para executar bem as suas atividades a Capela de São João Batista do Catolé possui a seguinte estrutura:
- Banheiro: 1
- Sacristia: 1
- Santuário: 1
A PROGRAMAÇÃO:
As atividades semanais da programação da Capela de São João Batista do Catolé são as seguintes:
- MISSAS:
- Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
- CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
- Domingo ⇒ 19h (noite).
- TERÇO DOS HOMENS:
- Segunda ⇒ 19h (noite).
- TERÇO DA MÃE RAINHA:
- Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).
O CONTATO:
O canal de comunicação com os responsáveis pela Capela de São João Batista de Catolé é o seguinte:
- Telefone:
- 88.3427-2676 (Secretaria Paroquial).
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Catolé. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/catole/. Acesso no dia 29 de fevereiro de 2020.
- THACHERIL, Thomas James. Livro Histórico (2013 – 2024). Boa Viagem: Texto não publicado, 2024.
- WIKIPÉDIA. São João Batista. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista. Acesso no dia 29 de agosto de 2024.
Pingback: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima | História de Boa Viagem
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: AGOSTO | História de Boa Viagem
Pingback: Sérgio Alves de Morais | História de Boa Viagem
Pingback: Catolé | História de Boa Viagem