José de Godoy Vasconcelos

José de Godoy Vasconcelos provavelmente nasceu no Município de São Bento do Una, no Sertão do Estado de Pernambuco, distante 215 quilômetros da cidade do Recife, sendo filho de Francisco Ignácio de Godoy Vasconcelos e de Ignácia de Godoy Vasconcelos.

“No fértil vale do Ipojuca, nasceu no final do século XIX a cidade de São Bento, originária da Fazenda Santa Cruz e considerada berço da pecuária leiteira e da avicultura na região. O nome da cidade teve origem na invocação que os moradores faziam ao santo, para se livrarem das cobras durante o desbravamento da fazenda na formação da cidade. A complementação do nome foi feita em 1941, homenageando ao Rio Una e distinguindo a cidade de outras com o mesmo nome.” (IBGE, 2000: Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-bento-do-una/historico. Acesso no dia 5 de junho de 2019)

No dia 29 de outubro de 1874, em São Bento do Una, contraiu matrimônio com Joana de Godoy Vasconcelos, sendo filha de João José da Silva e de Joaquina Maria da Conceição.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, dentre eles destacamos: Antônio de Godoy Vasconcelos, Joaquim Godoy de Vasconcelos, José de Godoy Vasconcelos, Maria de Godoy Vasconcelos, Cezario Godoy de Vasconcelos, Donatilia Godoy de Vasconcelos, Luiza Godoy de Vasconcelos, Donatília de Godoy Vasconcelos, Fenelon de Godoy Vasconcelos e Olinto de Godoy Vasconcelos.
Faleceu no Estado de Pernambuco por volta de 1942.

BIBLIOGRAFIA:

  1. CINTRA, Ivete de Morais. Gado Brabo de Senhores e Senzalas. Centro de Estudos de História Municipal. Recife: Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco, 1988.
  2. IBGE. A História de São Bento do Una. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-bento-do-una/historico. Acesso no dia 5 de junho de 2019.