Comissão de Socorros e Serviços Públicos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Comissão de Socorros e Serviços Públicos de Boa Viagem foi um grupo de pessoas escolhidas, ou indicadas pelo poder público, para socorrer inicialmente às vítimas da seca que ocorreu entre 1877 e 1879 no Município de Boa Viagem, no Sertão do Estado do Ceará.
Em nossos dias o serviço disponibilizado por esse grupo se assemelha ao da Defesa Civil.

“A Defesa civil no Brasil está incluída no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), que tem atualmente o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), grupo de apoio a desastres com finalidade de fortalecer os órgãos de defesa civil locais, além da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Defesa_civil_no_Brasil. Acesso no dia 6 de outubro de 2021)

 

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

No presente desconhecemos o ato de criação da primeira Comissão encarregada pelo território do Município de Boa Viagem, que ganhou a sua autonomia política no dia 21 de novembro de 1864.
Nessa época, embora já sendo um território autônomo, os flagelados pela seca eram dependentes da Comissão de Socorros e Serviços Públicos de Quixeramobim, que só ganhou esse nome depois da implantação do Projeto Pompeu-Sinimbú, algo que ocorreu entre 1877 e 1879.

“Ele consistiu na proposta do Governo do Ceará de utilizar a mão de obra disponível durante as secas para realizar obras públicas e, com isso, corrigir o seu déficit de infraestrutura e urbanização em relação àquelas que progrediam subvencionadas pela Coroa. Essa política se espraiou pelas províncias do Nordeste, embora a maior parte dos recursos tenha sido canalizada para socorrer os desvalidos cearenses e edificar obras na província como pontes, estradas de ferro, escolas, praças e prédios públicos.”

Essa Comissão de Socorros, que possivelmente era nomeada pela Câmara Municipal de Vereadores, inicialmente tinha por finalidade cadastrar e repartir os alimentos entre àqueles que passavam necessidade.

Corrupção, enriquecimento ilícito, seleção daqueles que eram socorridos.

 

Açude da comissão

Antônio Sabino de Araújo;
José Galdino de Araújo Marinho;
José Rabêlo da Silva;
Marcolino Pinto de Magalhães.

1 pensou em “Comissão de Socorros e Serviços Públicos

  1. Pingback: Açude da Comissão de Socorros e Serviços Públicos | História de Boa Viagem

Deixe um comentário