AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Templo Central, está localizado na Rua Manoel Araújo Marinho, nº 273, no Bairro Vila Azul, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa denominação cristã originou-se do ressurgimento pentecostal do início do século XX, avivamento que levou à fundação das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Brasil em 1911.
“O Estado do Ceará foi dos mais favorecidos pelo Movimento Pentecostal. Três anos após a chegada dos primeiros missionário a Belém, o Ceará recebia a mensagem do avivamento. São escassas as fontes de informações sobre os acontecimentos dos primeiros dias de propagação do pentecostalismo no Estado do Ceará… Não foi qualquer missionário ou obreiro credenciado que levou a mensagem… foi uma mulher humilde, mas fervorosa e destemida… na Serra de Uruburetama… a irmã Maria de Nazaré” (CONDE, 2000: p. 101)
A SUA HISTÓRIA:
O estabelecimento dessa confissão protestante na cidade de Boa Viagem foi tardio, tendo ocorrido inicialmente nos primeiros anos da década de 1970 quando o Pastor Joaquim Carneiro de Mesquita e sua esposa, Maria Alice Mesquita, haviam chegado da cidade do Rio de Janeiro.
“Essa igreja teve as suas atividades iniciadas em 1970, sendo a sua primeira escola dominical realizada no dia 11 de janeiro do mesmo ano na residência da senhora Judith Floriana Vieira. Os trabalhos foram presididos pelo Sr. Tarcísio Gomes Cavalcante, estando também presentes, além de Dona Judith e suas duas crianças, os demais membros: Daniel do Nascimento, Alias Ferreira do Nascimento e Teotônio Farias.” (NASCIMENTO, 2002: p. 107)
Nesse tempo o único grupo protestante existente na cidade era o da Igreja Evangélica Congregacional, que embora tivesse um sistema de governo semelhante ao seu, não era de orientação pentecostal.
“O pentecostalismo é um movimento do cristão protestante que dá ênfase especial numa experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo pentecostal é derivado de Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Atos 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam o termo Apostólica ou Evangelho Pleno para descrever seu movimento.” (WIKIPÉDIA, 2000: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostalismo. Acesso no dia 4 de novembro de 2023)
Diante do fato de existirem muitos pontos doutrinários divergentes o casal resolveu iniciar um trabalho pessoal de evangelismo, resultando dentro de algum tempo algumas conversões.
Mais tarde, como ainda não existia um templo para congregarem, os crentes resolveram alugar um pequeno salão na Rua Antônio Domingues Alvares, s/nº, Centro, onde logo o identificaram como uma Assembleia de Deus.
Pouco tempo antes disso, em setembro de 1973, o pastor viu a necessidade de batizar os novos conversos, todavia ocorria um problema, o período era de seca e por conta desse motivo cogitava-se aguardar a estação das chuvas e o momento oportuno em que os açudes recebessem aporte suficiente d’água.
Desejosos em passar pelo rito de aliança com a igreja visível, prontamente o empolgado circulo de oração elevou as suas preces a Deus em uma vigília ocorrida em uma sexta-feira que antecedia a data do batismo e, no dia seguinte, as comportas dos céus por milagre se abriram de forma que os açudes da região tomaram bastante água.
Na manhã daquele domingo de setembro, na bacia do Açude da Comissão de Socorros e Serviços Públicos de Boa Viagem, localizada entre os bairros Boaviaginha e José Rosa, quinze pessoas receberam o batismo por imersão, algo incomum até então na cidade de Boa Viagem que foi testemunhado por muitos curiosos.
Nesse mesmo ano, diante do fato do pastor não ser membro da Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Ceará, o trabalho foi assumido pelo Pastor Luiz Alves Nunes, que aqui permaneceu dos últimos meses de 1973 até os primeiros dias de 1975, período em que depois de muitas economias a igreja adquiriu o terreno onde hoje se encontra o templo sede.
Na época, nos últimos meses de 1974, desejando ir para outro campo, o Pastor Luiz Alves Nunes fez uma permuta com o Pastor Francisco Rodrigues de Farias, mais conhecido entre as suas ovelhas como “Pastor Agrimar”, que ao longo do seu ministérios contou com o apoio de varias pessoa, dentre eles destacamos o Sr. Severino Teodoro de Sousa.
Ao assumir o novo trabalho, logo o Pastor Agrimar investiu em campanhas de arrecadação para construção do templo, algo que ocorreu dentro de pouquíssimo tempo.
“Os cultos e reuniões, a principio, eram realizados em prédios alugados. Em 1975, foi construído um pequeno templo, localizado na Rua Manoel Araújo Marinho, 273.” (NASCIMENTO, 2002: p. 107)
Alguns anos depois de sua chegada o Pr. Agrimar se despede da igreja e passa a sua direção ao Pastor Francisco Serafim Gomes, que deu continuidade a construção e decidiu iniciar a construção da casa pastoral.
Mais tarde, por volta de 1986, o pastorado da igreja passou aos cuidados do Pastor Raimundo Andrade de Oliveira, que aqui permaneceu até 1991, um período que foi marcado por grande expansão do trabalho de evangelismo pela zona rural do Município.
Depois disso a igreja passou a ser presidida pelo Pastor Luís Firmino de Andrade que, apesar do sobrenome, não possuía nenhum grau de parentesco com seu antecessor e, juntamente com a sua esposa, Maria Dina Alves de Andrade, permaneceram à frente do ministério até 1995.
“Em 30 de julho de 1995, após uma expressiva ampliação, esse templo foi solenemente reinaugurado, no pastorado do Rev. Luís Firmino de Andrade.” (NASCIMENTO, 2002: p. 107)
Nesse mesmo ano toma posse o Pastor Damião Fernandes Araújo, que executou a revitalização da casa pastoral, em especial os seus dormitórios, que não possuíam acabamento, reabrindo também a Congregação do Camará dos Timóteos, que passava por algumas turbulências de relacionamento entre os seus membros, tendo iniciado também a construção da congregação existente em Sítio dos Martins, promovendo nessa ocasião o batismo de cento e duas pessoas.
Em 1997 assume o pastorado o Pastor Agostinho Batista de Sousa, logo concluindo a edificação da congregação de Sítio dos Martins, permanecendo em Boa Viagem até 2001, momento em que foi substituído pelo Pastor Francisco Elvis Alves de Sousa, líder amigo de todos os membros que aqui congregavam, sempre a disposição dos liderados para aconselhar e ajudar em oração.
“Com a colaboração das senhoras, conseguiu construir e montar uma cozinha para os eventos da igreja, que tornou-se um local de partilha e comunhão. Reformou, também, a fachada da igreja e instalou a placa de identificação do Templo Sede. Apesar de permanecer apenas um ano como líder espiritual da Assembleia de Deus em Boa Viagem, deixou marcas incontestáveis que instituíram seu legado.” (S.N.T)
Depois disso assumiu o Pastor Raimundo Nonato Mendes, casado com Maria Moura dos Santos Mendes, obreiro que deu continuidade ao crescimento espiritual e físico da nossa igreja.
“Dentre os seus feitos, podemos citar a reforma do púlpito, a construção da secretaria e da sala no andar superior para acolhimento e suporte de nossas crianças.” (S.N.T)
Entre 2004 e 2007 a igreja teve como líder o Pastor Erisvaldo de Lima, que incentivou ao povo para aquisição de um terreno para futura construção da Congregação do Conjunto SEHAC.
“No período de sua estada por aqui, contamos com a chegada do então Evangelista Vasní Vital e sua esposa, Janiclei Vital e suas duas filhinhas, que contribuíram imensamente com o desenvolvimento da igreja, principalmente no ministério dos jovens e senhoras. Em dezembro de 2006, realizaram um grande Congresso de Senhoras, onde houve pleno derramamento do poder do Espírito Santo e genuíno avivamento sobre toda igreja. Nessa ocasião inúmeros irmãos, incluindo crianças, foram agraciadas com o falar em línguas estranhas e dons espirituais como nunca visto nessa casa.” (S.N.T)
No ano de 2007 o Pastor Manuel Araújo chegou a Boa Viagem, dando início a construção do templo da congregação no Conjunto SEHAC até que, em 2014, assume o pastorado o Pastor Lúcio Cláudio Ferreira, até então o pastor mais longevo em sua direção.
Nesse período o Pr. Lúcio foi responsável por revitalizar e ampliar o templo da Congregação do SEHAC, reformar o templo das congregações em São Pedro e do Belém dos Biéis, visto que o templo estava sem condições de uso. Além disso, alugou imóveis nos bairros da Boaviaginha e Recreio com a finalidade de implantar novas congregações, que seguem fortalecidas e gerando cada vez mais frutos. Ao longo desses 50 anos, concomitante ao trabalho dos pastores, para que a igreja pudesse se desenvolver, passaram por aqui muitos obreiros que deixaram a sua contribuição para o se crescimento, tais como: Presbítero Valmir Sousa, Diácono Raimundo Ferreira, Evangelista José Cleumir de Mesquita, Presbítero José Antônio de Souza, dentre outros que foram peças fundamentais para o nosso alicerce. Contamos também com famílias que estiveram presente desde o princípio e devem ser consideradas pioneiras e remanescentes da igreja, como a família do irmão João Moura, do irmão Otávio Matias, do irmão Marçal, do irmão França e irmã Alzira, do irmão Davi Rodrigues, da irmã Enaias Pedroza e do irmão João Antônio, que pela bondade de Deus a maioria continua congregando na igreja, perseverando na fé. A igreja de Boa Viagem investe em obra missionária há vários anos e no intuito de fazer o Ide do Senhor tem dado suporte a uma jovem e destemida missionária boa-viagense, a irmã Marciane Justino, que está sendo capacitada no estado do Pará, na tradução da Bíblia aos povos indígenas. Hoje, contamos com 33 congregações distribuídas entre a sede e as localidades e, dito isto, é de suma importância enaltecer o trabalho e expressar nossa gratidão a todos os dirigentes dessas Congregações, assim como a todos os obreiros que compõem nossa igreja na atualidade, pois sabemos que são grandes ajudadores e responsáveis por manter uma igreja ativa e crescente. Nesses 50 anos, muitas lutas foram enfrentadas, mas também são incontáveis as vitórias que Deus alcançou ao seu povo. Desde a sua fundação, a principal marca da Assembleia de Deus tem sido o avivamento! A nossa igreja foi Construída sobre os pilares sólidos do evangelho genuíno e abençoada pelo caráter ilibado de todos os obreiros que por ela passaram, tornando-se uma igreja relevante na comunidade, cuidando não apenas da alma, como também das necessidades materiais dos fiéis e da comunidade e, devido a tudo isso, temos o privilégio de hoje celebramos nosso Jubileu de Ouro!” (S.N.T)
A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:
- Banheiros;
- Santuário;
- Berçário.
A PROGRAMAÇÃO:
- CULTOS:
- Domingo ⇒ Culto – 19h.
- Terça-Feira ⇒ Culto nas congregações da cidade – 19h.
- Quarta-Feira ⇒ Circulo de Oração – 19h30min.
- Quinta-Feira ⇒ Culto nas congregações da cidade – 19h.
- Sexta-Feira ⇒ Culto de Doutrina – 19h30min.
- Sábado ⇒ Culto de Santa Ceia (2º Sábado de cada mês).
- Sábado ⇒ Culto de Jovens (3º Sábado de cada mês).
- REUNIÕES:
- Jovens: Sábado ⇒ Consagração – 19h.
- Senhoras: Segunda-Feira ⇒ Consagração – 7h.
- ESCOLA DOMINICAL:
- Domingo ⇒ 9h.
BIBLIOGRAFIA:
- CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- WIKIPÉDIA. Assembleia de Deus. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus. Acesso no dia 3 de novembro de 2023.
- WIKIPÉDIA. Pentecostalismo. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostalismo. Acesso no dia 4 de novembro de 2023.
Pingback: Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Templo Central) | História de Boa Viagem