Sabino Pereira Lima

Sabino Pereira Lima nasceu em 1886 no Município de Pedra Branca, que está localizado no Sertão de Senador Pompeu, distante 262 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Raimundo Nonato Lima e de Joana Maria de Jesus.
Era casado com Maria Antônia de Melo e em uma data incerta estabeleceu residência na Vila de Domingos da Costa, no Município de Boa Viagem, onde era agropecuarista e cartorário.

“Antes quase não havia casas, somente três famílias habitavam o lugar: Dona Francisquinha Barbosa – Professora; Sabino Pereira Lima (Sabino Cosmo) – Fundador da vila e dono do terreno até o ano de 1942; e os dois irmãos Zé Carneiro e Cordeiro, que eram comerciantes.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 21-22)

De seu matrimonio não foram gerados filhos, entretanto assumiu o papel de tutor de algumas crianças, sendo elas: Joana Fonseca, Júlia e Francisco.
Segundo informações existentes no livro C-01, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 453, página 147, faleceu na localidade de Poço do Gado no dia 19 de novembro de 1978, aos 92 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério do Sagrado Coração de Jesus, que está localizado na Rua Projetada 4, s/nº, no Centro da vila de Domingos da Costa.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, embora ainda sem uma legislação que a ampare, uma das ruas do Centro da vila de Domingos da Costa, no Município de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

2 ideias sobre “Sabino Pereira Lima

  1. Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Rua Sabino Pereira Lima | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta