Maria Zizi Lobo Mendes

Maria Zizi Lobo MendesMaria Zizi Lobo Mendes nasceu no dia 10 de março 1936 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Francisco Lobo Cavalcante e de Francisca Regina de Sales.
Os seus avós paternos se chamavam João Alves Cavalcante e Francisca Geracina Lobo, já os maternos eram Antônio Rodrigues Dias e Alexandrina Rodrigues de Almeida.
Durante muitos anos de sua vida residiu na localidade de Tourão, onde conciliava o trabalho de agropecuarista e comerciante.
Segundo informações existentes no livro B-16, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 2.630, folha 28, no dia 23 de janeiro de 1957, diante do Dr. Otávio Augusto Acioli Cintra, contraiu matrimônio com José Lizalmir Mendes, nascido no dia 28 de agosto de 1923, sendo filho de Jovino Melquiades Mendes e de Luíza Nunes de Oliveira.
Desse casamento foram gerados seis filhos, três homens e três mulheres, sendo eles: Luiz Almir Mendes Lobo, Antônio Osmar Mendes Lobo, Jovino Mendes Neto, Maria Vera Lúcia Mendes da Silva, Maria Edileuza Mendes Lobo e Antônia Edilene Mendes Alves.
Faleceu na cidade de Boa Viagem no dia 9 de abril de 2003, poucos dias depois de completar 67 anos de idade.
Logo após o seu seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, foi sepultada por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.