Antônio Osmar Mendes Lobo

Antônio Osmar Mendes Lobo nasceu no dia 6 de agosto de 1958 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Lizalmir Mendes e de Maria Zizi Lobo Mendes.
Os seus avós paternos se chamavam Jovino Melquiades Mendes e Luiza Nunes de Oliveira, já os maternos eram Francisco Lobo Cavalcante e Francisca Regina Sales.
Passou os primeiros anos de sua infância na Fazenda Tourão, que está dentro dos limites geográficos do Distrito de Ipiranga, na zona rural do Município de Boa Viagem, em uma propriedade pertencente aos seus pais.
Algum tempo depois, nos primeiros anos da década de 1970, semelhantemente a outros jovens de sua época, migrou para cidade de Fortaleza no intuito de dar continuidade aos seus estudos e posteriormente conseguir colocação profissional.
Nessa cidade, desejando colocar em prática um desejo de criança, conciliou os seus estudos com um curso de mecânica automotiva ofertado pelo SENAI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Pouco tempo mais tarde, por volta de 1978, passou a trabalhar de carteira registrada como motorista em uma sorveteria pertencente a um de seus tios, Raimundo Lobo de Sales, denominada de “Este é Bom”, que era localizada na Rua Leonel Chaves, nº 132, no Bairro da Parangaba.
Adquirindo várias experiências no volante, resolveu retornar para cidade de Boa Viagem, passando a trabalhar em uma concessionária de veículos pertencente a Manoel Vaz Filho, sendo localizada na margem da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, onde aprimorou habilidade na parte mecânica automotiva.
Nessa época, no dia 29 de novembro de 1980, segundo informações existentes no livro B-01, pertencente ao Cartório de Registro Civil do Município de Caridade, tombo nº 176, página 194v,  contraiu matrimônio civil com Maria Iraci Oliveira Lobo, que nasceu no dia 12 de abril de 1956, sendo filha de Raimundo Sabino de Freitas e de Maria de Lourdes Sampaio de Oliveira.
Desse matrimônio foram gerados dois filhos, um homem e uma mulher, sendo eles: Antônio Mendes Lobo Júnior e Juliana Oliveira Lobo.

Imagem de sua família.

Na semana seguinte, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Madalena, confirmou os seus votos diante do Pe. Pedro Paulo Cavalcante Menezes em uma cerimônia religiosa.
Depois disso, no dia 17 de maio de 1983, atuando regularmente no campo da mecânica, resolveu empreender constituindo a sua própria oficina, passando algum tempo depois a funcionar em prédio próprio na Rua José Inácio de Carvalho, nº 138, esquina com a Rua José Leal de Oliveira, no Bairro Alto do Motor, recebendo o nome de fantasia de “CONSERMOTOS”, prestando manutenção em veículos, máquinas pesadas e até em motocicletas.

“Antônio Osmar Mendes Lobo – ME é uma empresa com 31 anos de existência e foi fundada em 1986, no Estado de Ceará. A empresa está devidamente inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica sob o número 10.519.999/0001-33. O endereço físico atual da companhia é Rua Jose Inácio de Carvalho, 138, Alto do Motor, Boa Viagem, CE, CEP 63870–000, Brasil. Área de atuação: Peças para carro. A legislação brasileira permite essa empresa a se enquadrar no regime do Simples Nacional. Tipo da empresa: Microempresa. Tipo societário: EI (Empresário Individual), contendo apenas um sócio.” (Disponível em http://www.arquivoempresarial.com/cnpj/antonio-osmar-mendes-lobo-me/cz2Bds6Eg/. Acesso no dia 3 de setembro de 2017)

Aos poucos, por conta da qualidade e da variedade dos serviços ofertados a sua oficina construiu grande visibilidade no mercado, atraindo até fregueses de outros Municípios.

Imagem da área externa de sua empresa, em 2017.

Ainda nessa época, já nos últimos anos da década de 1980, deu apoio ao projeto político de  Jovino Mendes Neto, seu irmão, em ingressar na vida pública pleiteando uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores.
Segundo informações existentes no livro C-08, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 5.916, folha 12v, faleceu no dia 13 de agosto de 2011 no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, com apenas 53 anos de idade, sendo vítima de câncer pulmonar.
Logo após o seu seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 1.191, de 14 de março de 2014, uma das ruas do Bairro Ponte Nova, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

5 ideias sobre “Antônio Osmar Mendes Lobo

  1. Pingback: Rua Antônio Osmar Mendes Lobo | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Maria Zizi Lobo Mendes | História de Boa Viagem

  3. Pingback: AGOSTO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Jovino Mendes Neto | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta