Maria José Ribeiro de Sousa

maria-jose-ribeiro-de-sousaMaria José Ribeiro de Sousa nasceu no dia 31 de março de 1935 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Raimundo Ribeiro de Sousa e de Maria Jacinta do Nascimento.
Os seus avós paternos se chamavam Joaquim Ribeiro de Sousa e Maria dos Anjos de Sousa, já os maternos eram Joaquim da Costa Leitão e Maria José do Nascimento.
Segundo informações existentes no livro B-13, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1.961, folha 188, no dia 9 de novembro de 1951 contraiu matrimônio com José Viana de Sousa, que nasceu no dia 16 de junho de 1926, sendo filho de Manoel Viana de Sousa e de Raimunda da Cunha Ramos.
Desse matrimônio foram gerados nove filhos, sete homens e duas mulheres, sendo eles: Elmo Viana de Sousa, Eliézio Viana de Sousa, Elio Viana de Sousa, Elielmo Viana de Sousa, Elionésio Viana de Sousa, Edelmo Viana de Sousa, Enedimar Viana de Sousa, Eliomar Viana de Sousa e Elizomar Viana de Sousa.
Durante muitos anos residiu com a sua família na Rua Padre Mororó, s/nº, Centro, esquina com a Rua Joaquim Rabêlo e Silva, Bairro Centro.
No dia 24 de junho de 2003, de forma trágica, foi surpreendida pela notícia do acidente automobilístico e o inesperado falecimento de um de seus filhos, Eliézio Viana de Sousa.
Alguns anos depois desse triste fato, no dia 4 de novembro de 2007, foi a vez de sofrer com a significativa perda de seu estimado esposo, que faleceu vítima de câncer.
Segundo informações existentes no livro C-07, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 5.798, folha 183, faleceu de insuficiência cardíaca no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima no dia 7 de março de 2011, aos 76 anos de idade.
Logo após o seus falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu pertencente a sua família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, n° 295, Centro.

Imagem do mausoléu da Família Doth, em 2013.

Imagem do mausoléu da Família Doth, em 2013.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.145, de 21 de março de 2012, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

5 ideias sobre “Maria José Ribeiro de Sousa

  1. Pingback: Rua Maria José Ribeiro de Sousa | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Eliézio Viana de Sousa | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Rua Eliézio Viana de Sousa | História de Boa Viagem

  4. Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Raimundo Ribeiro de Sousa | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta