Jovino Melquiades Mendes

Jovino Melquiades Mendes nasceu em 1906 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manuel Melchiades Mendes Machado e de Maria Salvina Mendes.
Os seus avôs paternos se chamavam Manoel Mendes Machado e Maria Francisca do Espírito Santo.
Segundo informações existentes no livro B-07, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 83, folha 140v, no dia 28 de outubro de 1928, aos 22 anos de idade, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com Luiza Nunes de Oliveira, nascida em 1909, sendo filha de Teotonio Nunes de Oliveira e de Maria Rosa de Oliveira.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, dentre eles José Lizalmir Mendes.
Era agropecuarista e em sua juventude estava alistado na Guarda Nacional no Quarteirão da Caraúba.
Nos últimos meses de 1927, sendo de uma importante família da região, deu apoio ao projeto político de seu irmão Francisco Melchiades Mendes em ingressar na vida pública, que conseguiu uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Boa Viagem.

“Sendo um agropecuarista de renome da região, possuía a patente de Major da Guarda Nacional no Quarteirão da Caraúba, e nos últimos meses de 1927 deu apoio ao projeto político de um de seus filhos, Francisco Melchiades Mendes, em ingressar na vida pública do Município de Boa Viagem, conseguindo uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores.” (SILVA JÚNIOR, 2012: Manuel Melchiades Mendes Machado. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/manuel-melchiades-mendes-machado/. Acesso no dia 16 de maio de 2019)

No dia 9 de abril de 1933, residindo na localidade de Taperinha, juntamente com os seus familiares, foi surpreendido pela notícia do falecimento de sua esposa, que tinha apenas 24 anos de idade.
Mais tarde, no dia 3 de outubro de 1938, juntamente com os seu familiares, partilhou da notícia do falecimento de seu pai, que veio a óbito na localidade de Santa Vida aos 79 anos de idade.
Faleceu na cidade de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto de. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Manuel Melchiades Mendes Machado. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/manuel-melchiades-mendes-machado/. Acesso no dia 16 de maio de 2019.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, através da lei nº 985, de 19 de dezembro de 2007, uma das ruas do Bairro Floresta, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.