Jatobá

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Jatobá é um pequeno povoado existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 5 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do centro da localidade de Jatobá, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura indica o nome de uma árvore originalmente encontrada na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, existindo naturalmente desde o Estado do Piauí até o Norte do Paraná, possuindo altura entre 15 e 20 metros com um tronco que pode chegas até 1 metro de diâmetro.

Imagem de um jatobá.

A madeira dessa árvore é comumente empregada na construção civil em vigas, caibros, ripas, acabamentos internos, na confecção de artigos para esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, esquadrias e móveis.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente esse povoado possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo principalmente às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região, tendo uma delas o nome de Jatobá, que viviam da agricultura familiar nas terras que margeiam o leito do Rio Boa Viagem.

Imagem do campo do Jatobá, em 2019.

Já nessa época, por conta da rodovia municipal que dá acesso à vila de Ipiranga, um campo de futebol e uma pista para corridas de cavalos, algumas casas foram sendo construídas na margem da estrada, surgindo daí alguns bares, que com o passar dos anos evoluíram para pequenas casas de shows.
Nos últimos anos, diante do grande número de habitantes em vulnerabilidade social e de sua proximidade com a Zona Urbana, de forma tacanha o Governo Municipal passou a investir na aplicação de políticas públicas, dentre elas a construção de equipamentos como escola e praça, tendo ainda atendimento residencial com água potável fornecida pelo SAAE, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

“Equipe do BPRaio de Boa Viagem continuando o trabalho ostensivo realiza prisão de foragido do Presidio Tourão, de Juazeiro do Norte, no Cariri, após uma denúncia anonima duas equipes estiveram averiguando no local conseguindo exito na ofensiva contra o foragido que foi preso pelos policiais. O foragido do Presidio Tourão, que responde por vários artigos do Código Penal Brasileiro… foi encontrado pelas equipes do BPRaio na zona rural de Boa Viagem, na localidade de Jatobá.” (SERTNEWS, 2019: Disponível em http://www.sertaoalerta.com.br/15/04/2019/foragido-do-tourao-no-cariri-e-preso-na-zona-rural-de-boa-viagem-no-sertao-central/. Acesso no dia 18 de abril de 2019)

Estando na periferia da cidade de Boa Viagem, em um futuro breve, quando a cidade ampliar a sua área urbana, essa localidade passará a ser um bairro, que já sofrerá com problemas de violência, falta de saneamento, sujeira e favelização do percurso de suas ruas, que não possuem nenhum tipo de alinhamento.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para o povoado do Jatobá, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio de rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Jatobá tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Arvoredo, Boa Viagem, Riacho Seco e Salva Terra.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No povoado de Jatobá os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, sendo eles:

  1. A Capela de Nossa Senhora das Graças;
  2. A Escola de Ensino Fundamental Jerônimo Alves Bezerra;
  3. A Praça do Jatobá;
  4. O Açude do Jatobá.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. SERTNEWS. Foragido do Tourão, no Cariri, é preso na Zona Rural de Boa Viagem, no Sertão Central. Disponível em http://www.sertaoalerta.com.br/15/04/2019/foragido-do-tourao-no-cariri-e-preso-na-zona-rural-de-boa-viagem-no-sertao-central/. Acesso no dia 18 de abril de 2019.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Capela de Nossa Senhora das Graças. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/capela-de-nossa-senhora-das-gracas-jatoba/. Acesso no dia 18 de abril de 2019.
  4. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Escola de Ensino Fundamental Jerônimo Alves Bezerra. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/escola-de-ensino-fundamental-jeronimo-alves-bezerra/. Acesso no dia 18 de abril de 2019.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A Praça do Jatobá. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-do-jatoba/. Acesso no dia 18 de abril de 2019.