Francisco das Chagas Uchôa Viana

Francisco das Chagas VianaFrancisco das Chagas Uchôa Viana nasceu no dia 27 de junho de 1905 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco Ferreira Viana e de Philomena de Assis Uchôa.
Os seus avós paternos se chamavam Matheus Lopes Viana e Maria Francisca da Conceição, já os maternos eram Agostinho de Sousa Uchôa e Isabel Francelina de Menezes.
Segundo informações existentes no livro B-05, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, folha 75v, no dia 25 de junho de 1927 contraiu matrimônio com Maria de Assis Uchôa, que era nascida no dia 13 de setembro de 1907, sendo filha de Antônio de Assis Uchôa com Raimunda Maria da Glória.
Desse casamento foram gerados onze filhos, cinco homens e seis mulheres, sendo eles: José Uchôa SobrinhoAntônio Uchôa VianaJosé Maria Uchôa Viana, Maria Rita Uchôa Viana, Maria do Carmo Uchôa Viana, Alice Uchôa Viana, Aluce Uchôa Viana, Raimundo Uchôa Viana, Terezinha Viana de Oliveira, Expedito Uchôa Viana e Maria das Graças Uchôa Viana.
Foi um importante agropecuarista, sendo conhecido como “Chaga Mateus”, residindo com a sua família durante muitos anos na localidade de Jatobá e Tibiquari, próximo da cidade de Boa Viagem.

Imagem da residência de Chaga Mateus no Tibiquari.

Faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 89 anos de idade, no dia 22 de maio de 1994.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado no mausoléu da família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro, na cidade de Boa Viagem.

Imagem do túmulo de Francisco da Chagas Uchôa Viana, em 2017.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 12 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Tibiquari, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.