Gurupi

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A localidade de Gurupi está localizada na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 51 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Olho d’Água do Bezerril.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura possui uma origem controvertida. De acordo com o tupinólogo Teodoro Sampaio, historiador do século XIX, o termo gurupi vem da língua tupi, que significa “rio das roças” ou “das plantações”.
Já em outra versão, que possui aproximação fonética, coloca como sua origem a corruptela do termo gurupés, também chamado garoupez ou guaroupaz, referindo-se ao mastro existente na extremidade da proa dos navios.
Na Região Sul do Brasil essa palavra se refere ao indivíduo que em leilões, por meio de lances fictícios, faz subir os preços em favor do leiloeiro ou do dono dos objetos leiloados. É o indivíduo que se mete no que não lhe diz respeito; intrometido.
No Município de Boa Viagem existe ainda uma localidade com uma variação dessa nomenclatura, sendo chamada de Gurupá.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Segundo informações fornecidas pelo Sr. Manoel Paiva Chaves, que durante muitos anos foi um dos proprietários dessa localidade, em um passado bem recente chegou a essa região um homem por nome, oriundo da serra, que comprou essa propriedade, batizando-a com esta denominação.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Gurupi, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio de rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

A localidade de Gurupi tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Conceição, Marinheiro, Olho d’Água do Bezerril e São Clemente.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Gurupi os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. Capela de Santo Antônio;
  2. A Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz.