Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz está localizada na localidade de Gurupi, dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, distante 51 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz, em 2010.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada na cidade de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada  através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz existia a oferta da seguinte modalidade de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Durante muitos anos as aulas dessa região aconteceram na sala da residência da Profª. Maria Auzerina Chaves, que era denominada de Escola Municipal Floriano Peixoto, até que, depois de muitos anos de espera, nos primeiros meses de 1991, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, primando pela intimidade da família da professora e pelo conforto dos alunos, esse pequeno edifício foi inaugurado, recebendo como patrono o nome de Sebastião de Paiva Roriz, o avô do doador da propriedade, o Agropecuarista Manoel de Paiva Chaves.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz, em 2010.

Alguns anos depois, por conta das secas e da mudança de eixo econômico, muitas famílias migraram dessa localidade, fato que diminuiu drasticamente a quantidade de alunos, que foram transferidos para Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa, na vila de Olho d’Água do Bezerril, fazendo com que essa unidade de ensino encerrasse temporariamente as suas atividades.
Mais tarde, no primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, embora já estando desativada, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a compor o território do Pólo Três.
Antes disso, quando funcionava, diante da dificuldade de compor as turmas respeitando os critérios de idade e série, essa unidade de ensino dispunha apenas de turmas de multisseriado, funcionando nos dois turnos.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz possui a seguinte estrutura:

  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiro: 2
  2. Cantina: 1
  3. Depósito: 1
  4. Pátio aberto: 1
  5. Pátio coberto: 1
  6. Salas de aula: 1

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz, em 2010.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).

4 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Sebastião de Paiva Roriz

  1. Pingback: EDUCAÇÃO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: José Anchieta Paiva Chaves | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Pólo Três | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta