Capela do Sagrado Coração de Jesus – Gurupi

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela do Sagrado Coração de Jesus, do Gurupi, está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, distante 51 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela do Sagrado Coração de Jesus, em 2020.

Essa capela está sob os cuidados da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costumando celebrar às festividades de seu padroeiro da seguinte forma:

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. A devoção está especialmente preocupada com o que a Igreja considera ser o amor e a compaixão sofridos do coração de Cristo em relação à humanidade.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, surgindo no coração de seus frequentadores a necessidade de um espaço adequado para essas celebrações.

Capela de Santo Antônio

Imagem da Capela de Santo Antônio, em Gurupi, em 2012.

Mais tarde, por volta do ano 1997, contando com a importante doação de uma propriedade feita pela senhora Antônia Maria Chaves, popularmente conhecida por “Sinhá”, no paroquiato do Pe. Raimundo Nonato de Oliveira, a sua estrutura foi erguida depois de algumas campanhas de arrecadação.
Nessa ocasião, o padroeiro escolhido pela localidade foi Santo Antônio, que nesse mesmo período foi entronizado, celebrando a sua festa anualmente em 13 de junho:

“Santo António, ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Antônio de Pádua, OFM, nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195, falecendo em Pádua no dia 13 de junho de 1231, de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na virada dos séculos XII e XIII. A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico, asceta e sobretudo como notável orador e grande taumaturgo.”

Depois de sua edificação essa capela ficou com as seguintes dimensões, 5 metros de frente por 8 metros de fundo, tendo a capacidade para comportar 40 pessoas confortavelmente sentadas.
Alguns anos depois, nos últimos meses de 2018, no paroquiato do Pe. José Ribamar Pinho Filho, desejando uma melhor localização, os frequentadores dessa capela resolveram edificar um novo templo, mudando também o seu padroeiro, que passou a ser o Sagrado Coração de Jesus.
Depois de sua edificação essa capela ficou com as seguintes dimensões, 6 metros de frente por 13 metros de fundo, tendo a capacidade para comportar 80 pessoas confortavelmente sentadas.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. José Anchieta Paiva Chaves;
  2. Luis Carlos.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela do Sagrado Coração de Jesus possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 2
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Gurupi, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Gurupi, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Gurupi. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/gurupi/. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2020.

2 ideias sobre “Capela do Sagrado Coração de Jesus – Gurupi

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta