Garagem e a Oficina da Secretaria da Infraestrutura

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A garagem e a oficina da Secretaria da Infraestrutura é um equipamento público que está localizado na Rua Sargento Valdir Soares, nº 87, esquina com a Rua Aniel Fragoso Vieira, no Bairro José Rosa, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Lavanderia Pública.

Imagem da Lavanderia Pública Municipal do Bairro José Rosa, em 2012.

Esse equipamento público é gerenciado pela Secretaria da Infraestrutura da Prefeitura de Boa Viagem.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Esse local nunca recebeu uma nomenclatura oficial como referência para os moradores da vizinhança, fato que comprova o nível de desleixo de algumas administrações com os bairros da cidade.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E A SUA UTILIDADE:

A história desse equipamento, que atualmente abriga a garagem e a oficina da Prefeitura de Boa Viagem, está dividida em duas etapas, sendo elas:

  • A Lavanderia:

Em um passado não muito distante era comum a utilização da margem dos açudes próximos da cidade para lavagem de roupas, atividade que durante muitos anos foi feita no Açude da Comissão.

Imagem da lavanderia pouco tempo depois de sua construção.

Imagem da lavanderia pouco tempo depois de sua construção.

Por volta de 1980, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, os moradores das proximidades dessa barragem costumavam reclamar por conta da existência de pernilongos e da sujeira produzida pelo sabão, que era depositado na água do açude e prejudicava o consumo, o que obrigou ao Governo Municipal inutilizar esse reservatório.
Depois desse episódio as lavadeiras passaram a utilizar as águas do Açude José de Alencar Araújo para lavagem de roupas, e para isso precisavam caminhar uma longa distância.
Em 1985, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, cansadas de caminhar por esse longo percurso, mobilizaram-se e procuraram auxílio da Secretária da Assistência Social, a Profª Nilvanda Nogueira Siqueira, que conseguiu o terreno, o material e a valiosa adesão de um grupo de homens para voluntariamente construíram a estrutura da tão desejada lavanderia.
Nessa época, muitas senhoras humildes ganhavam o sustento de suas famílias lavando roupas para as pessoas com melhores condições financeiras da cidade.
Esse hábito, com o tempo, veio passando por grandes transformações, principalmente depois do surgimento, melhoria da tecnologia e da facilidade em adquirir uma máquina com essa finalidade.

Imagem da Lavanderia Pública, em 2001.

Imagem da lavanderia pública, em 2001.

Mais tarde, já no século XXI, esse local veio sendo desprezado pelo poder público, que só acumulava gastos para a sua manutenção e reparos. Para termos uma ideia desses gastos, os seus utilizadores não pagam nenhuma taxa pela utilização da água ou para reposição das pias e torneiras, que eventualmente eram destruídas ou roubadas por vândalos que costumam frequentar o local.
Outro fato que merece ser mencionado é que algumas pessoas, além de utilizarem o local sem pagar nada pela água, ainda levavam máquinas de lavar roupas e deixam a conta da energia para ser paga pela Prefeitura do Município.
Nos últimos meses de 2015, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por conta da grave crise hídrica que castigou o Município, esse equipamento foi temporariamente desativado.

  • A Oficina e a Garagem:

Durante muitos anos, possivelmente desde o fim da década de 1940, a oficina e a garagem da Prefeitura de Boa Viagem funcionou em um espaço alugado que está localizado na Avenida Francisco Rosiêr Uchôa de Araújo, s/nº, Centro.

Imagem do local que durante muitos anos abrigou a oficina e a garagem da Prefeitura de Boa Viagem, em 2017.

Nos primeiros meses de 2017, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, em represália à proprietária desse local não ter-lhe acompanhado na campanha de 2016, que se chama Antônia Ausenir de Almeida Rocha, o contrato de locação desse local não foi renovado.
Diante desse fato, o Governo Municipal, sem outras opções no mercado imobiliário, resolveu desativar imediatamente a antiga lavanderia, que passou por acanhadas reformas em sua estrutura.
Nesse processo de “mudança”, que foi a logomarca utilizada na campanha da prefeita eleita, a vizinhança, que esperava melhorias de impacto na infraestrutura do local, assistiu decepcionada pela Rua Enedina de Carvalho, que está em um plano superior ao local, a falta de planejamento que caminhava em sua reforma, que nem uma pitura digna chegou a receber, restando ao local ser chamado pelo apelido de “Casa de Pombo”.
Durante esse tempo, com o aumento do fluxo de veículos pesados nas cercanias do local, sem pavimento nas ruas, durante a temporada de chuvas, as ruas que lhe dão acesso ficaram intransitáveis pelos pedestres, já no verão, a poeira se tornou um grave problema.
Por conta do aumento desse fluxo, logo que passou a funcionar, veículos pesados destruíram uma placa do esgoto existente no local, fato que gerou mau cheiro durante mais de um ano, causando a infestação de ratos, baratas e outros parasitas na vizinhança.
Outros pontos a se destacar sobre esse local é o estacionamento do carro do lixo, que exala uma cheiro desagradável; as ruas em sua proximidade deveriam ser melhor iluminadas; no local costuma ficar material exposto que acumula água, gerando focos do mosquido aedes aegypti, entre outros problemas.

Imagem desse local depois de receber a sua nova funcionalidade, em 2017.

Um fato a se lamentar é que, nesse local, pouco tempo antes de sua construção, foi perfurado um poço artesiano, que infelizmente foi aterrado por conta da falta de planejamento em sua reutilização.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a oficina e a garagem da Prefeitura de Boa Viagem possui a seguinte estrutura:

  1. Área aberta: 1
  2. Área coberta: 1
  3. Banheiros: 2
  4. Cantina: 1
  5. Depósitos: 2

O CONTATO:

Por vergonhoso que pareça, o local que abriga a oficina e a garagem da Prefeitura de Boa Viagem não possui telefone para contato.

2 ideias sobre “Garagem e a Oficina da Secretaria da Infraestrutura

  1. Pingback: Bairro José Rosa | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Aline Cavalcante Vieira | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta