Francisco Ribeiro da Silva

Francisco Ribeiro da Silva nasceu no dia 24 de abril de 1924 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Raimundo Ribeiro de Sousa e de Maria Jacinta do Nascimento.
Os seus avós paternos se chamavam Joaquim Ribeiro de Sousa e Maria dos Anjos de Sousa, já os maternos eram Joaquim da Costa Leitão e Maria José do Nascimento.
No dia 18 de janeiro de 1939, contando com o apoio do Mons. José Gaspar de Oliveira, juntamente com outros músicos da cidade, participou da fundação da 2º composição da banda filarmônica pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem.

“Participaram dessa banda, dentre outros, os abnegados músicos: Raimundo Avelino Pinheiro, Francisco Ribeiro da Silva (Chico Doth), Sebastião Ribeiro da Silva, Franciné Ribeiro da Silva, Antônio dos Santos, João Xavier Guerreiro, Antônio Lopes de Freitas, Narsales de Oliveira, Antônio Bezerra do Vale, Luiz Ribeiro da Silva, José dos Santos (Galêgo), Raimundo Rosa, Jaime Oliveira e Silva, mais tarde Dr. Jaime Ribeiro e Hermenegildo Oliveira.” (NASCIMENTO, 2002: p. 166)

Era agropecuarista, sendo casado com Tereza Anfrísio da Silva, que era filha de Artur Anfrísio Pinto e de Júlia Jovina de Farias.
Desse matrimônio foram gerados vários filhos, entre eles: Carlos Alberto Ribeiro da Silva e José Arnaldo Ribeiro da Silva.
Faleceu no Município de Boa Viagem, com apenas 55 anos de idade, no dia 6 de março de 1979.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.145, de 21 de março de 2012, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.