Fernando Verçosa Pereira

fernando-vercosa-pereiraFernando Verçosa Pereira nasceu no dia 2 de novembro de 1958 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Bernardo Pereira e de Maria Amélia Verçosa Pereira.
Os seus avós paternos se chamavam João Bernardo Pereira e Marias das Dores da Conceição, já os maternos eram Justino Firmino da Silva e Martinha Verçosa Moura.
Ao nascer, os seus pais o levaram para vila de Uruquê, onde passou grande parte de sua infância.
Nos primeiros meses de 1979, enquanto trabalhava como eletricista da COELCE, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará, foi designado por essa empresa a ser um dos responsáveis pela manutenção da rede elétrica do Município de Boa Viagem.
Pouco tempo depois, no dia 8 de outubro de 1982, segundo informações existentes no livro B-5, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1.922, folha 137, diante do juiz Dr. Célio de Sousa Damasceno, contraiu núpcias com Euriza Martins Leal, que é nascida no dia 27 de fevereiro de 1952, sendo filha de Pedro Leal de Morais e de Maria Martins de Morais.
Desse casamento foram gerados quatro filhos, dois homens e duas mulheres, sendo eles: Fernanda Leal Pereira, Hylo Leal Pereira, Hykaro Leal Pereira e Maria Leal Pereira.
Nos últimos meses de 1983, depois de alguns anos de estudo, estando matriculado em uma das turmas da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, concluiu o curso de Técnico em Contabilidade.
Nos primeiros anos da década de 1990, ao sair dos quadros funcionais da COELCE, resolveu investir no ramo farmacêutico adquirindo a “Farmácia Santa Maria”, que pertencia ao Vereador Jacob Carneiro de França Neto.
Pouco tempo depois, não se identificando com esse ramo de negócio, decidiu investir em uma casa comercial de material de construção e material elétrico, que ficou conhecida pela sigla COMSED, o Comércio e Serviços de Eletrificação LTDA, e logo em seguida em uma construtora e em um posto de combustíveis.

“Posto COMDEP (Comércio de Derivados de Petróleo Ltda), instalado em 31 de maio de 2000, estando localizado no Bairro de Nossa Senhora de Fátima.” (NASCIMENTO, 2002: p. 261)

Algum tempo antes disso, por volta de 1996, esteve envolvido em um relacionamento afetivo com Sandra Mota de Almeida, que era nascida no dia 12 de outubro de 1971, sendo filha de José Facundo de Almeida e de Hercília Mota de Almeida.
Desse relacionamento extraconjugal foi gerado apenas uma filha, sendo ela Yarla Mota Pereira.
Mais tarde, no pleito eleitoral ocorrido no dia 3 de outubro de 2004, filiado nos quadros políticos do PSDB, o Partido da Social Democracia Brasileira, concorreu pela primeira vez a uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores e com a legenda nº 45.111 conseguiu receber apenas 634 votos, ficando na suplência de seu partido.

Imagem de seu material de campanha.

Imagem de seu material de campanha.

Em 2007, envolvido sentimentalmente com Ediana de Lima Lourenço, sendo filha de Antônio Lourenço de Sousa e de Maria Luiza de Lima Lourenço, geraram Éric Lourenço Verçosa.
Na eleição seguinte, ocorrida no dia 5 de outubro de 2008, ainda militando nos quadros políticos do PSDB, concorreu pela segunda vez a uma das cadeiras do Poder Legislativo e com a mesma legenda do pleito anterior conseguiu ser eleito ao receber 1.612 votos, sendo o quarto vereador com o maior número de votos dessa eleição.

Imagem de seu material de campanha.

Imagem de seu material de campanha.

Sobre ele e sobre a sua atuação política assim se expressava a sua página pessoal no site da Câmara de Vereadores do Município de Boa Viagem:

“Fernando Verçosa é bastante preocupado com o desenvolvimento econômico e social do Município, fato que o trouxe para a política partidária. Possui um forte envolvimento com as Associações Comunitárias de sua região e pretende aplicar a sua experiência a serviço da municipalidade na busca de melhorias para a saúde, educação, agricultura e assistência social.” (Fernando Verçosa Pereira. Disponível em http://www.camaraboaviagem.ce.gov.br/vereadores.php?bg=18. Acesso em 15 de outubro de 2016)

No ano seguinte, por meio da resolução nº 7, do dia 15 de outubro de 2009, foi agraciado pela Câmara Municipal com o título de cidadania boa-viagense.
Pouco tempo antes disso, nos primeiros dias de outubro de 2008, estando separado de sua esposa, passou a viver em união estável com Maria Venâncio Souza, que é nascida no dia 12 de fevereiro de 1990, sendo filha de Antônio Venâncio de Souza e de Francisca Venâncio de Souza.
Desse novo relacionamento foi gerado apenas um filho, sendo ele Fernando Verçosa Pereira Filho.
No dia 7 de outubro de 2012, em uma nova disputa eleitoral, militando dessa vez nos quadros políticos do PSD, o Partido Social Democrático, com a legenda nº 55.555, desejando a sua reeleição, foi reconduzido ao seu mandato depois de receber a confiança de 1.144 sufrágios, sendo o décimo vereador de maior votação desse pleito.

Imagem de seu material de campanha.

Imagem de seu material de campanha.

Na eleição municipal seguinte, ocorrida no dia 2 de outubro de 2016, ainda militando na bancada do PSD, com a mesma legenda do pleito anterior, percebendo a dificuldade para conseguir ser reeleito por conta de sua coligação, rompeu com o seu grupo político, abriu mão de sua candidatura e decidiu apoiar o nome do candidato Antônio Sérgio Vieira Fernandes, que conseguiu obter êxito nessa disputa.