Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa está localizada na Rua Manoel Bezerril Feitosa, s/nº, no Centro da vila de Olho d’Água do Bezerril, a sede do Distrito de Olho d’Água do Bezerril, distante 52 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

escola de Ensino Fundamental Manuel saraiva de Sousa em 2010.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa, em 2010.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada na cidade de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.
Ela está credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23098007,

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento em que se quer atuar.
Na Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Educação Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

2º. O BRASÃO:

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

No passado, antes da construção dessa unidade escolar, as aulas dessa região aconteciam na casa das professoras, existindo cinco escolas registradas na Secretaria da Educação do Município, sendo três com o nome da localidade, uma com o nome do Vereador João Soares Lima Filho e outra com o nome de Francisco Araújo.
Algum tempo depois, por volta de 1986, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, essa unidade de ensino teve as suas primeiras salas de aula sendo construídas, passando a ser uma das referências da educação quando outras escolas existentes na região foram paulatinamente sendo desativadas.
Alguns anos depois, nos primeiros meses de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, necessitando de mais espaço, essa unidade de ensino recebeu a ampliação de mais uma sala de aula.

Escola Manoel Saraiva de Sousa depois da reforma.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa, em 2001.

No primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a figurar dentro do território do Pólo Três.
Pouco tempo depois, nos últimos meses de 2008, esse edifício recebeu uma ampliação e algumas importantes melhorias estruturais, sendo elas: a ampliação da cantina e dos banheiros, a construção de suas dependências administrativas e a instalação de rampas de acessibilidade para pessoas de baixa mobilidade.
Nos últimos meses de 2011, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, depois de muitos anos de espera, o corpo discente dessa unidade de ensino foi contemplada com a construção de uma Quadra Poliesportiva Manoel Aristeu do Nascimento, que é bastante utilizada para diversas atividades esportivas e pedagógicas.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes, sendo eles:

  • 1985 – 1988

Profª. (Diretora Geral).

  • 1989 – 1992

Profª. (Diretora Geral).

  • 1993 – 1996

Profª. (Diretora Geral).

  • 1997 – 2000

Profª. Antônia de Lima Marinho (Diretora Geral).

  • 2001 – 2004

Profª. Antônia de Lima Marinho (Diretora Geral).

  • 2005 – 2008

Profª. Maria Jocélia Chaves Leão (Diretora Geral).

  • 2009 – 2012

Profª. (Diretora Geral).

  • 2013 – 2016

Profª. (Diretora Geral).

  • 2017 – 2020

Prof. Fernando Magalhães Sousa (Diretor Geral).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Banheiros: 1
  3. Cantina: 1
  4. Depósito: 1
  5. Sala de professores: 1
  6. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 4
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio coberto: 1
  4. Quadra coberta: 1
  5. Sala de aula: 5

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-3097.

4 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Manoel Saraiva de Sousa

  1. Pingback: EDUCAÇÃO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: João Saraiva Leão | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Pólo Três | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Quadra poliesportiva da EEF Manoel Saraiva de Sousa | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta