Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva está localizada na Rua João Abreu Lima, nº 220, esquina com a Rua João Amaro Filho, no Bairro Vila Holanda, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva, em 2013.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, que foi anteriormente denominada de Escola de Ensino Fundamental Iraci Alves de Freitas, teve a sua nomenclatura regulamentada na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.
Alguns anos depois, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, orientado pelo Ministério Público através do promotor da comarca, Dr. Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, por força da lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que trata sobre a proibição da utilização do nome de pessoas vivas em edifícios públicos, bem como no que está escrito no artigo nº 14 da Lei Orgânica do Município, a Escola de Ensino Fundamental Iraci Alves de Freitas teve o seu nome revogado e alterado para Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva.

“Art. 14 – É vedado ao Município: VIII – Atribuir nome de pessoa viva a rua, praças, logradouros públicos, pontes, viadutos, reservatórios d’água, praças de esporte, estabelecimentos de ensino, hospitais, maternidades, auditórios, salas, distritos e povoados.”

Essa escola foi credenciada pelo parecer nº 430/2009 do CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096470.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e a área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva foi criado em 2016 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Imagem da Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva.

Imagem da Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva foi criado em 2016 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • As pessoas em torno do globo: Essa escola surgiu graças ao esforço coletivo de pessoas da cidade que demonstraram grande preocupação com as crianças em vulnerabilidade social existentes nesse bairro. As cores predominantes em sua bandeira fazem referência às cores da bandeira holandesa, que era o nome da antiga fazenda existente nesse local.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Essa pequena unidade escolar, que inicialmente funcionou em uma casa existente na Rua Antônio Rocha Bezerra, s/nº, no Bairro Vila Holanda, está localizada em um local de forte vulnerabilidade social e surgiu graças aos esforços dos membros do Lions Clube de Boa Viagem, que em parceira com o Governo Municipal, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por volta de 1986, dividiam as despesas de sua manutenção.
Nessa época, essa escola recebeu a denominação de Grupo Escolar Manoel Amaro de Oliveira, cabendo ao Lions Clube garantir o pagamento do aluguel e a Prefeitura de Boa Viagem manter os professores, o mobiliário e a merenda escolar.
Nos primeiros meses de 1989, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, o Governo Municipal passou a assumir todas as despesas da escola, que nessa época funcionava com apenas duas salas de aula, passando a se chamar de Escola Municipal Iraci Alves de Freitas, empresária que fazia um belo trabalho de filantropia entre os moradores do bairro.
Mais tarde, nos primeiros meses de 1993, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, o Governo Municipal adquiriu uma propriedade e construiu algumas salas de aula, mudando o mobiliário da antiga escola para o novo prédio.
Nos últimos meses de 2011, pressionado pela Ministério Público, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa escola modificou o nome de sua patronesse de uma forma caseira, passando a utilizar o nome de Delfina Alves da Silva, mãe da empresária Iraci Alves de Freitas.
Pouco tempo depois, no dia 10 de fevereiro de 2012, depois de algumas reformas, essa escola foi reinaugurada e recebeu a construção de mais um equipamento, uma quadra poliesportiva coberta.

Imagem da Quadra Coberta da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva, em 2010.

Imagem da quadra coberta da Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva, em 2012.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1986 – 1988

Profª. Maria Sergina de Almeida (Diretora).

  • 1989 – 1992

Profª. Francisca Lucileide da Silva (Diretora).

  • 1993 – 1996

Profª. Maria Risomar Ferreira (Diretora).

  • 1997 – 2000

Profª. Maria Risomar Ferreira (Diretora);
Profª. Maria Célia Alves da Costa (Coordenadora Pedagógica).

  • 2001 – 2004

Prof. Francisco Waldemir Uchôa Marinho  (Diretor);
Profª. Maria Alderina Rodrigues (Coordenadora Pedagógica);
Maria Célia Alves da Costa (Secretária).

  • 2005 – 2008

Profª. Ireuda Cristiane Vieira Fernandes (Diretora);
Prof. Adalberto Vieira Carneiro (Coordenadora Pedagógica);
Mônica Braga Sampaio (Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Ireuda Cristiane Vieira Fernandes¹ (Diretora);
Profª. Elisângela Samuel de Carvalho (Coordenadora Pedagógica);
Francisca Antônia da Silva Pereira (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Maria Vilalba Teixeira de Almeida (Diretora);
Profª. Francisca Rocinauda de Araújo Ramos (Coordenadora Pedagógica);
Antônia Maciel Carneiro (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Ireuda Cristiane Vieira Fernandes (Diretora);
Profª. Waldyleyde de Araujo Silva (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Depósito: 2
  2. Sala de direção: 1
  3. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 4
  2. Biblioteca: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 2
  5. Quadra coberta: 1
  6. Salas de aula: 7

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-2694 (Orelhão).
  • E-mail:
  1. delfinavieiradasilva@hotmail.com

Nota: ¹ Substituída, em agosto de 2011, pela Profª. Maria Vilalba Teixeira de Almeida.

3 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Delfina Vieira da Silva

  1. Pingback: Bairro Vila Holanda | História de Boa Viagem

  2. Pingback: ESCOLAS | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Maria Rosary Pereira | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta