Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Jacampari

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição está localizada na Rua José Félix Marinho, trecho urbano da Rodovia Estadual CE-265, s/n°, no Centro da vila de Jacampari, dentro dos limites geográficos do Distrito de Jacampari, distante 72 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Imagem da Capela de Nossa Srª da Imaculada Conceição, na vila de Jacampari, em 2009.

Essa localidade, que está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, costuma celebrar às festividades de sua padroeira, seguindo o calendário litúrgico, no dia 8 de dezembro.

“A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, mácula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

No passado, em uma data ainda incerta, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, algo que despertou para construção de um local apropriado para essas celebrações.

“A igreja foi construída por Senhorinho, onde foi sepultado por sua mulher, tem de 180 a 200 anos. Antigamente os padres vinham por acaso.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA. 2007: p. 55)

Algum tempo depois, possivelmente nos primeiros anos do século XX, durante o pastorado do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, desejando possuir maior espaço, essa capela recebeu uma ampliação de sua estrutura.

“Com ajuda da família Valdevino e da comunidade, a capela foi alargada, ficando com 80m e teve como primeiro padre o Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA. 2007: p. 55)

Mais tarde, entre 1936 e 1959, por conta da distância de sua igreja matriz, contando com a permissão do pároco, essa localidade era eventualmente assistida pelo Pe. Inácio Américo Bezerra, da Paróquia de São Sebastião, da cidade de Monsenhor Tabosa.
Nesse tempo, nos últimos anos da década de 1940, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, da cidade de Madalena, parte do território da Paróquia de Nossa da Boa Viagem passou aos cuidados dessa nova circunscrição eclesiástica, com quem permaneceu durante muitos anos.

“Em 1º de janeiro de 1947, Dom Lustosa, pelo Decreto de nº 0033, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com território destacado principalmente de Quixeramobim mas com parte retirada também de Canindé (quando foi necessário um entendimento com o superior dos franciscanos em virtude dos direitos que assistem a essa ordem, pelo contrato que lhes entregou à freguesia da São Francisco) e outra parte de Boa Viagem. O Pe. Edmundo, primeiro vigário do lugar, ficara de chagar em 28 de abril de 1947, porque no outro dia seria a sua posse; só que era um a época muito chuvosa e ele só pôde chegar no dia 29 de abril… Em 30 de abril do mesmo ano, Pe. Raimundo Nonato Camelo (Pe. Edmundo), foi empossado pelo Pe. Clineu, de Boa Viagem e desde logo, passou a considerar a possibilidade de ergue uma nova matriz.” (Histórico sobre a fundação da Paróquia de Madalena. Disponível em http://walquimarhistoria.blogspot.com/2011/12/historico-sobre-fundacao-da-paroquia-de.html. Acesso no dia 2 de março de 2020)

Nos primeiros anos da década de 1990, reunindo às qualidades necessárias, os limites dos territórios das paróquias existentes nessa região foram reformulados para criação da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, a quem o patrimônio dessa capela passou a pertencer.

“Alguns anos depois, no dia 16 de janeiro de 1994, finalmente a freguesia foi transformada em paróquia com a posse de seu primeiro pároco, o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira.” (SILVA JÚNIOR, 2012: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/paroquia-de-nossa-senhora-da-guia/. Acesso do dia 12 de setembro de 2019)

Sobre os festejos de sua padroeira e de quando ocorreu a sua primeira comemoração, descobrimos que esse fato é bastante antigo, já tendo caído no esquecimento de seus mais antigos moradores.

“O Distrito de Jacampari festeja a sua padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Toda a comunidade é contagiada pela alegria e pela fé, rezando e cantando, pedindo e agradecendo… Esta festa se realiza há muito tempo na capela da comunidade, integrando crianças, jovens e adultos. Segundo a senhora Rita Soares, de 63 anos, aposentada, é uma festa tradicional que sempre houve… não se sabe quem a iniciou, mas o importante é dar continuidade a este ato de fé… Acontece anualmente, durante nove dias, tendo início no dia 30 de novembro, encerrando-se no dia 8 de dezembro, dia dedicado à Imaculada Conceição. Toda a comunidade participa da festa, além de pessoas de outros lugares. Além de missas e novenários, há barracas, bingos e leilões para arrecadar dinheiro para manutenção e melhorias da capela local.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA. 2007: p. 55)

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Jacampari, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Toda 4ª Quinta-Feira do mês ⇒ 19h (noite).
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DOS HOMENS:
  1. Segunda ⇒ 19h (noite).
  • TERÇO DA MÃE RAINHA:
  1. Todo dia 18 do mês ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Jacampari, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. LIMA, Geraldo Oliveira. Gênese da Paróquia de Monsenhor Tabosa. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1994.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.