Antônio de Melo Paiva

Antônio de Melo Paiva nasceu no dia 25 de maio de 1932 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manoel Moreira de Melo e de Tereza Maria de Melo.
Os seus avós paternos se chamavam José Bonifácio de Melo e Maria Raimunda da Conceição, já os maternos eram Martinho Pereira de Paiva e Maria Francisca Garcia.
Alguns dias depois do seu nascimento, em 28 de junho, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
No dia 27 de agosto de 1952, segundo informações existentes no livro B-14, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 2.053, folha 61, aos 20 anos de idade, contraiu matrimônio civil com Idelzuite Araújo Chaves, nascida no Município de Tamboril no dia 26 de junho de 1934, sendo filha de Antônio Araújo Chaves e de Maria Araújo Chaves.
Desse matrimônio foram gerados cinco filhos, três homens e duas mulheres, sendo eles: José Mardeval Araújo Paiva, Maria Iraneide Araújo Paiva, Wilder Araújo Paiva, Hilter Araújo Paiva e Maria Aurineide Araújo Paiva.
Mais tarde, envolvido em um relacionamento extra-conjugal, constituiu família com Maria Ferreira de Oliveira, nascida no dia 15 de novembro de 1947, sendo filha de Jovenço Naro da Silva e de Júlia Maria da Conceição.
Desse relacionamento foram gerados mais seis filhos, quatro homens e duas mulheres, sendo eles: Francisco Cláudio Ferreira de Melo, Fábio Ferreira de Melo, Antônio Ferreira de Melo, Marilene Ferreira de Melo, Aurilene Ferreira de Melo e Flávio Ferreira de Melo.

Imagem de seus filhos.

Durante muitos anos negociou como açougueiro, inicialmente dentro do Mercado Público Municipal Jessé Alves da Silva, logo depois no Centro de Abastecimento Walkmar Brasil Santos e por fim em um ponto comercial que está localizado na esquina da Rua Padre Antônio Correia de Sá, nº 694, esquina com a Rua Walkmar Brasil Santos, no Bairro de Nossa Srª de Fátima.
Em acordo com as informações existentes no livro C-19, pertencente ao Cartório Jaime Araripe, tombo nº 018313, folha 147, faleceu na cidade de Fortaleza no dia 30 de agosto de 2013, aos 81 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi trazido para sua terra natal e sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, n° 295, no Centro.

Imagem do túmulo da Família Melo, em 2019.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 1.217, de 15 de outubro de 2014, uma das ruas do Bairro de Nossa Srª de Fátima.

2 ideias sobre “Antônio de Melo Paiva

  1. Pingback: Rua Antônio de Melo Paiva | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Antônio Ferreira de Melo | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta