AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
A Praça da Imagem de Nossa Srª da Boa Viagem está localizada na esquina da Rua Dr. Solon Ximenes de Araújo com a Avenida Basílio Vieira Carneiro, próxima da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, no Bairro Boaviaginha, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa pequena praça foi construída no intuito de acomodar os peregrinos e os devotos que rotineiramente costumam visitar a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, especialmente aqueles que passam com destino ao Santuário de São Francisco de Assis, na cidade de Canindé.
“Outro centro de devoção para onde multidões se congregam e o de São Francisco de Assis, em Canindé. Durante um certo período de cada ano, há um aumento no fervor. Vê-se muitos paus de arara (caminhões com tabuas atravessadas na caçamba) cheios de romeiros que viajam centenas de quilômetros para pagas as promessas. Alguns grupos fretam ônibus especiais. E uma ocasião festiva com centenas de barracas cheias de romeiros comprando relíquias religiosas, velas, gravuras de São Francisco e medalhas. Também se vê romeiros solitários vestindo roupão de algodão marrom e amarados na cintura com cordão branco…” (KNECHTEL, 2006: p. 102)
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
A nomenclatura dessa praça nunca foi regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores.
O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:
Nos últimos meses de 1999, na administração do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, quando o Governo Municipal decidiu construir um monumento em homenagem à padroeira do Município, os seus arredores também receberam algumas melhorias estruturais.
“A imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem é um equipamento turístico/religioso… Essa imagem é uma reprodução artística que faz parte do circuito de imagens sacras que foi colocado nos Caminhos de Assis, que levam ao Município de Canindé.” (SILVA JÚNIOR, 2015: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/nossa-senhora-da-boa-viagem/. Acesso no dia 13 de fevereiro de 2024)
Alguns anos depois, nos primeiros meses de 2009, novamente sob a administração do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, em sua proximidade foi instalado o mastro para receber o pavilhão municipal.
Em 2012, nos preparos para receber a cruz da Jornada Mundial da Juventude, essa praça recebeu algumas melhorias, tais como: a ampliação de sua área com a colocação de pedra cariri, a plantação de grama natural e de quatro belas palmeiras imperiais.
No segundo semestre de 2022, na gestão do Prefeito Dr. José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, nas proximidades dessa praça foi construído um letreiro com o nome do Município.
AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo Municipal.
Água: Sim.
Altitude: 305 mts.
Área:
Coordenadas: (S) 05º 07′ 09.9″ (W) 039º 43′ 44.8″.
Classificação: Praça jardim.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132.
Pavimento: Pedra portuguesa (preta, branca e vermelha) e pedra cariri.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Pública.
Vigilância: Sim.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- KNECHTEL, Dorothy. Terra de Rios Secos. Fortaleza: Princípios, 2006.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/nossa-senhora-da-boa-viagem/. Acesso no dia 13 de fevereiro de 2024.
Pingback: PRAÇAS | História de Boa Viagem
Pingback: Bairro Boaviaginha | História de Boa Viagem
Pingback: Mastro do Pavilhão Municipal | História de Boa Viagem
Pingback: Imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Hotel Ceará Central Turismo | História de Boa Viagem
Pingback: Pousada e Churrascaria Girassol | História de Boa Viagem
Pingback: Pousada e Churrascaria Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: Pousada e Churrascaria Aconchego | História de Boa Viagem
Pingback: O CINEMA EM BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: O letreiro com o nome da cidade | História de Boa Viagem
Pingback: Triângulo Maçônico | História de Boa Viagem