AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Essa pequena praça está localizada na Rua Manoel Amaro de Oliveira, s/nº, esquina com a Rua Adauto de Almeida, no Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Essa praça, que é classificada como praça jardim, possui uma baixa circulação de pessoas.
A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:
Até o presente momento essa praça ainda não recebeu uma nomenclatura oficial como referência para os seus moradores, fato que comprova o nível de desleixo de algumas administrações com a organização dos bairros da cidade.
A SUA CONSTRUÇÃO E A SUA UTILIDADE:
Esse equipamento público foi construído nos últimos meses de 1987, na administração do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, contando com uma doação realizada pela Srª Augusta Leopoldina de Almeida.
Quando foi edificada ela tinha a finalidade de reunir os moradores do bairro, principalmente àqueles que não tinham um televisor em suas casas, servindo como uma opção de lazer para os jovens.
Alguns anos mais tarde, entre os anos de 2000 e 2004, com mais de três décadas de utilização, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa praça sofreu uma pequena e importante reforma.
Em 18 de julho de 2020, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, diante do seu abandono, essa pequena praça ganhou significativa publicidade nas mídias locais por conta de um serviço voluntário assumido pelos moradores do bairro:
“Cansados de esperar pela Prefeitura de Boa Viagem, cerca de 15 moradores do Bairro Alto da Queiroz decidiram recuperar, com recursos próprios, a praça do referido bairro que se encontrava esquecida pelo poder público. Os voluntários se reuniram nos últimos dias para iniciar as obras com reparos em assentos em cimento que já não existiam, limpeza, recuperação do piso e pintura. Um deles, que é deficiente físico, possuindo limitações para se locomover, não hesitou em ajudar na obra, mesmo com as dificuldades auxilia os trabalhos como servente, preparando a massa e também nos reparos do piso. Um dos moradores alega que o local já não tem recebido reparos há pelo menos 4 anos, e lamenta o fato da prefeitura se descuidar de um equipamento útil para o lazer dos moradores daquele lugar. ’Queríamos que ficasse mais bonitinha, por isso iniciamos essa obra” – concluiu o homem referindo-se à praça.’ A Prefeitura de Boa Viagem segue acumulando cobranças de cidadãos que por conta própria tomam iniciativas que deveriam ser executadas pelo governo local. Ruas sem calçamento, esgotos a céu aberto, falta de coletoras de lixo, calçamentos danificados, estradas vicinais intrafegáveis, prédios públicos sem reparos, são alguns dos reclames populares.” (SERTNEWS, 2020: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/2285/em-boa-viagem-moradores-cansados-de-esperar-pela-prefeitura-reconstroem-praca-abandonada. Acesso no dia 3 de outubro de 2020)
Quanto a sua localização, essa pequena praça é bastante inadequada para sua finalidade, tendo em vista que ela não é independente das casas existentes na quadra, algo que pode gerar atritos entre a vizinhança por conta do barulho feito pelos seus frequentadores.
Sobre a sua estrutura, não existe arborização, o piso é de bloco de concreto, os bancos não possuem nenhum conforto e ainda existe um local onde era colocado um televisor, que também está seriamente danificado.
Para melhorar a qualidade de vida dos habitantes desse bairro o Governo Municipal bem que deveria negociar esse terreno em uma propriedade mais adequada para construção de uma nova praça.
AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo Municipal.
Água: Não.
Altitude: 311 mts.
Área: 39.14 m².
Coordenadas: (S) 05º 07′ 28.9″ (W) 039º 44′ 24.5″.
Classificação: Praça jardim.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132.
Pavimento: Bloco de concreto.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Pública.
Vigilância: Sim.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SERTNEWS. Em Boa Viagem moradores cansados de esperar pela prefeitura reconstroem praça abandonada. Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/2285/em-boa-viagem-moradores-cansados-de-esperar-pela-prefeitura-reconstroem-praca-abandonada. Acesso no dia 3 de outubro de 2020.
Pingback: PRAÇAS | História de Boa Viagem
Pingback: Bairro Alto da Queiroz | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Adauto de Almeida | História de Boa Viagem